Alcance do Instagram caiu: o que aconteceu e como melhorar o alcance?
julho 16, 2021

Alcance do Instagram caiu: o que aconteceu e como melhorar o alcance?

Publicidade

O alcance do Instagram caiu e muitos profissionais e usuários da rede sociais perceberam essa mudança.

Esse problema afetou o alcance dos conteúdos que são entregues para os usuários.  

A limitação no alcance pegou os produtores de conteúdo de surpresa, mas isso não aconteceu de repente.

O Instagram, desde 2016, vem realizando mudanças no seu algoritmo e uma das principais modificações foram às publicações que deixaram de aparecer em ordem cronológica no feed.

Essa mudança foi realizada para permitir que outros fatores pudessem começar a avaliar os conteúdos.

Com essas mudanças no algoritmo as publicações pessoais foram mais beneficiadas do que as publicações de marketing e de venda.

Entretanto, o Instagram ainda está realizando modificações no seu algoritmo. Observe as modificações que fizeram o alcance diminuir.

Por que o alcance do Instagram caiu?

O alcance do Instagram caiu devido diversas modificações que foram realizadas, pois o objetivo da rede social é garantir conteúdos que agrade os seguidores.

Por isso, é comum que publicações com muito engajamento sejam entregues para mais pessoas, o algoritmo entende que quanto maior o engajamento do público, melhor é o conteúdo e então exibe para outros usuários que nem mesmo seguem o perfil o qual fez a publicação, através da página explorar e do feed de acordo com os seus interesses.

As modificações foram necessárias porque as pessoas passaram a utilizar mais o Instagram, produzindo conteúdo com frequência e fazer lives, que tornou-se popular entre os usuários.

Então, para garantir uma melhor experiência aos usuários, o Instagram começou a testar diversas modificações no seu algoritmo.

Essas modificações deixaram muitos produtores de conteúdos frustrados e principalmente os profissionais de marketing, pois, muitos não estão conseguindo lidar com a limitação orgânica do seu perfil.

O algoritmo do Instagram atualmente funciona baseando-se em:

  • Número de conversas por direct,
  • Participações nas lives,
  • Visualizações dos vídeos,
  • Pesquisas no explorar,
  • Interação nos stories,
  • Compartilhamento dos posts,
  • Curtidas,
  • Engajamento.

Levando em consideração todas essas formas de engajamento quando uma publicação recebe muitas interações, automaticamente o algoritmo identifica que o post é relevante para os usuários e entrega para mais pessoas.

Com isso, a taxa de entrega que é apenas para 10% dos seguidores aumenta de forma considerável, podendo ser entregue até para 90% dos usuários dependendo do tipo de publicação.

Entretanto, é importante destacar que a cada novo recurso disponibilizado para os usuários, novas atualizações no algoritmo podem acontecer.

Como melhorar o alcance do Instagram?

Agora que você já sabe o motivo da queda do alcance orgânico no Instagram, provavelmente quer saber como pode melhorar o alcance das suas publicações não é mesmo? Então, veja algumas dicas para colocar em prática.

  1. Use os stories

Use o stories com conteúdos interessantes para o seu público e também promova a interação com os seguidores.

Para isso, você pode usar os recursos que estão disponíveis como caixa de perguntas e entre outros.

  1. Não use muitas Hashtags

Use apenas hashtags que tenham relação com o seu conteúdo e não use de forma exagerada.

  1. Produza conteúdo de qualidade

Para ganhar engajamento é importante que você produza conteúdo que seja do interesse do seu público.  

Além disso, peça para que os seus seguidores marquem um amigo nos comentários, assim você estimula a interação com eles.

  1. Observe os horários

Observar o horário é importante para você saber que horas as suas publicações conseguem ter mais alcance, assim você pode focar apenas nesses horários para publicar os seus posts.

  1. Faça publicações com frequência

O algoritmo dá prioridade para os perfis que publicam com frequência. 

Sendo assim, para manter o seu engajamento é importante fazer publicações com frequência todos os dias se for possivel.

  1. Responda os seguidores

Sempre responda os comentários dos seus seguidores com a maior atenção.

Evite usar apenas emojis e comentários curtos, e tente usar pelo menos 4 palavras para responder os seguidores, assim o algoritmo entende que os comentários são feitos por você e não por uma ferramenta automática.

  1. Procure inovar

Para que os usuários tenham mais engajamento com o seu perfil é importante inovar sempre, use a criatividade para criar novos conteúdos e pense em estratégias diferentes para usar no seu perfil.

  1. Não compre seguidores

Os seguidores comprados geralmente são perfis falsos ou que não estão engajados com o seu perfil.

Além disso, essa prática pode prejudicar tanto o seu alcance quanto a sua estratégia.

Conclusão

O alcance do Instagram caiu devido às melhorias que são realizadas frequentemente no seu algoritmo, a cada novo recurso é comum que isso acontece para garantir que os usuários tenham uma boa experiência na rede social.

Caso o seu alcance tenha caído é importante que você veja o que pode melhorar e produza conteúdos que o seu público alvo tenha interesse, assim você consegue um maior engajamento e o Instagram te recompensará mostrando o seu conteúdo para pessoas que ainda não te seguem e que tem o mesmo perfil do seu público alvo.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *