Ícone do site Pocbi – Baixe vídeos das redes sociais

Como funciona o algoritmo do TikTok

Algortimo TikTok

Querendo viralizar no TikTok e ficar famoso? Então nós vamos te ajudar.

Toda rede social é baseada em um algoritmo que tem o principal objetivo de mostrar para as pessoas o que elas tem uma probabilidade maior de gostar e consequentemente passar mais tempo no aplicativo.

Então quanto mais você saber como funciona o algoritmo da rede social mais fácil será usar esse conhecimento a seu favor e logicamente será mais fácil viralizar os seus vídeos.

Nesse post vou compartilhar com você tudo o que sabemos sobre o algoritmo do TikTok e como você pode “bombar” na rede social:

Como o algoritmo do TikTok funciona

O Algoritmo do tiktok é algo que desperta o interesse dos seus usuários, pois a forma que ele funciona é um mistério.

Entretanto, sabemos que alguns elementos como localização, músicas utilizadas nos vídeos e interesses dos próprios usuários, ajudam a influenciar o algoritmo dessa nova rede social.

Atualmente o Tiktok funciona com dois feeds para apresentar os vídeos para os seus usuários, o primeiro apresenta os vídeos das pessoas que o usuário está seguindo, e o outro exibe os vídeos que podem ser do seu interesse.

Por apresentar os vídeos dessa forma muitos usuários não entendem como as recomendações acontecem.

Por isso, a rede social decidiu mostrar para os seus usuários a forma que o seu algoritmo funciona.

Como os vídeos do Tiktok são recomendados

O algoritmo de recomendação de vídeos é calibrado de acordo com a personalidade de cada usuário. 

O sistema funciona por meio da classificação de vídeos levando em consideração alguns fatores como, por exemplo:

Entretanto, não é apenas isso que o algoritmo leva em consideração no momento de classificar os vídeos para os usuários, cada um dos fatores é avaliado de maneira individual.

Mas, um forte indicador de interesse é assistir um vídeo do início ao fim.

Fatores que influenciam o algoritmo do Tiktok

Para que os seus vídeos consigam ter mais engajamento dentro da rede social, é preciso usar os fatores que influenciam o algoritmo a aumentar o alcance dos vídeos.

As hashtags dos vídeos são fatores determinantes para o alcance, mas é importante considerar que você não deve usar qualquer uma.

É necessário procurar hashtags que são tendências dentro da plataforma e  que estejam em crescimento.

As legendas do Tiktok também ajudam os vídeos a obter visualizações, mas é importante que ela seja curta e sirva apenas para apresentar o conteúdo do vídeo.

As músicas que são tendências no momento ajudam os vídeos a obter mais comentários, visualizações, curtidas e compartilhamentos.

Nesse mesmo sentido, os sons engraçados usados para fazer redublagem também contribuem para o alcance do vídeo.

O público ativo é aquele que curte e comenta o vídeo, além de compartilhar para outras pessoas. 

Então, uma das formas de influenciar o algoritmo da rede social é produzir conteúdos que seja de acordo com interesse do seu público, assim o vídeo consegue ter mais alcance dentro da plataforma.

O estilo de vídeo do Tiktok é diferente das outras redes sociais, então para que você consiga ter um bom engajamento é preciso ter um bom conteúdo e uma boa edição.

Assim os usuários interagem mais e consequentemente o algoritmo entrega o vídeo para mais pessoas.

Por fim, a localização dos vídeos é um dos fatores que contribuem para alcance dos vídeos dentro da plataforma.

Isso porque o Tiktok também recomenda os vídeos para os usuários que fazem parte da mesma localização.

Como a página do Tiktok pode ser personalizada?

Para você receber vídeos que seja apenas do seu interesse é preciso personalizar o seu feed, para isso é preciso realizar algumas configurações:

1º Passo: Primeiramente selecione as categorias do seu interesse como, por exemplo, esportes, beleza, animais e entre outras. Ao fazer isso, o tiktok irá criar a primeira versão do seu feed.

2º Passo: Encontre mais conteúdos do seu interesse e interaja com eles.

3º Passo: Por fim, se você encontrar algo que não goste, basta apenas pressionar o vídeo e escolher a opção de “Não estou interessado” para que aquele conteúdo não seja mais exibido.

Conclusão

Como você percebeu o algoritmo do tiktok funciona com base nos interesses dos usuários, ou seja, de forma semelhante às outras redes sociais.

Então, para que você possa aproveitar o engajamento que ele oferece é preciso produzir conteúdos e utilizar os recursos disponibilizados como, localização, hashtags e entre outros.

Sair da versão mobile