Guia Definitivo de como aparecer no Explorar do Instagram
dezembro 26, 2020

Guia Definitivo de como aparecer no Explorar do Instagram

Publicidade

Quer saber como aparecer no Explorar do Instagram? Então eu vou te ajudar!

A página Explorar é um recurso superpoderoso para qualquer negócio – foi projetada para ajudar perfis e empresas a obter mais engajamento e exposição do seu conteúdo no Instagram com “menos esforço”.

O Instagram lançou recentemente uma nova página para o Explorar, adicionando novos tópicos, um feed de compras, Stories e um espaço dedicado para IGTV.

Nesse artigo você encontrará tudo o que precisa saber sobre as novas atualizações, incluindo como fazer com que seu conteúdo seja mostrado na página de Explorar do Instagram:

O que há de novo na página de Explorar do Instagram

O Instagram tem trabalhado muito para tornar a página Explorar ainda mais personalizada para cada usuário, mostrando o que você tem maior probabilidade de gostar e consequentemente passar mais tempo na rede social.

Quando você toca para visualizar sua página de Explorar do Instagram, ela terá uma aparência totalmente diferente do que pode aparecer na página de Explorar do seu melhor amigo, porque é especificamente adaptado para ajudá-lo a encontrar novos conteúdos que você goste, com base no que você vê e interage.

O algoritmo do Instagram está constantemente aprendendo com os seus comportamentos no aplicativo, como quais contas você segue, quais postagens você gosta e comenta, quais Stories e conteúdo IGTV você adora assistir.

Ele usa essas informações para criar o Explorar com várias sugestões de conteúdo semelhante que você terá maior probabilidade de gostar, mas ainda não conhece.

Aqui estão mais alguns detalhes sobre os novos recursos da página Explorar que são ótimos para marcas e empresas:

1 Stories na página Explorar

Assim como a página Explorar do Instagram recomenda posts com base em tópicos nos quais você está interessado, a página Explorar agora também apresentará recomendações personalizadas de Stories do Instagram!

Agora você pode explorar e se envolver com Stories de contas que ainda não segue, mas provavelmente são semelhantes às que você segue ou com as quais se envolve com frequência.

Para quem produz conteúdo para a rede social isso abre uma grande oportunidade de ser visto por novos públicos – não serão mais apenas seus seguidores assistindo aos seus stories. Qualquer pessoa pode ver e interagir com seus Stories por meio da página de Explorar.

Mais! Temos algumas dicas excelentes para ajudar a fazer com que seus Stories apareçam na página Explorar, afinal ela é muito concorrida e somente os melhores conteúdos e mais otimizados tem maior chance de bombar.

De acordo com o Instagram, esse recurso está em processo de implementação. Então, se você ainda não vê os Stories na sua página Explorar, fique ligado!

2 novos tópicos na página Explorar

No início deste ano, o Instagram lançou tópicos na página Explorar com o objetivo de oferecer aos usuários uma nova maneira de descobrir conteúdo sobre seus interesses específicos.

Mais de 200 milhões de pessoas visitam o Explorar todos os dias para descobrir novas ideias e encontrar inspiração, então faz sentido que o Instagram tenha criado uma maneira de organizar todos esses posts.

Ao abrir a página de Explorar, você verá uma bandeja na parte superior com canais personalizados.

Começando com um tela ‘Para você’ (que tem um mashup de posts adaptados aos seus interesses mais amplos), você verá canais sobre tópicos de que pode gostar, como Arte, Esportes, Beleza ou Moda.

Além disso, há também uma lista de hashtags que você pode achar interessante para oferecer mais maneiras de explorar seus interesses.

Se você é uma empresa que deseja aparecer na página Explorar do Instagram, é mais importante do que nunca focar em seus tópicos de nicho e usar hashtags para ajudar a categorizar suas postagens!

3 Vídeos IGTV na página Explorar

Agora, IGTV tem sua própria seção dedicada na página Explorar – o que é uma ótima notícia para criadores de vídeo!

Ao tocar em “IGTV”, você verá a página inicial atualizada do IGTV, onde poderá navegar por um feed personalizado de vídeos recomendados dos criadores que você já segue ou que pode querer seguir.

É outra ótima maneira que o Instagram encontrou para impulsionar o conteúdo de vídeo na plataforma!

4 Canal de compras na página Explorar do Instagram

O Instagram está dando um passo importante para ajudar as pessoas a comprar na plataforma, o que é uma ótima notícia para empresas!

Com o novo canal de compras na página Explorar e no menu, há um espaço dedicado para os usuários comprarem das empresas que seguem, bem como das marcas que ainda não descobriram!

Ao tocar em “Comprar”, o feed terá filtros de categoria na barra de navegação para ajudar os usuários a navegar por tipos específicos de produtos no Instagram, incluindo Beleza, Roupas, Decoração de Casa e muito mais.

É um novo recurso realmente valioso na página Explorar e no menu para empresas – vai ajudar as pessoas a descobrir mais marcas e produtos (com base nos outros produtos que já estão pesquisando e comprando) E ir da navegação à compra sem nunca sair do aplicativo do Instagram.

Como funciona a página Explorar do Instagram

Então, como funciona a página Explorar do Instagram?

Resumindo, a página Explorar funciona usando o algoritmo do Instagram para aprender sobre seu comportamento no aplicativo, particularmente o que você gosta e com o que mais se envolve.

A rede social usa esse conhecimento para encontrar postagens semelhantes de contas que você ainda não segue e cria uma grade com conteúdos na página Explorar personalizada para você.

Mais do que nunca a página Explorar do Instagram está se tornando personalizada para a conta de cada usuário baseado em suas ações e comportamentos

Basta verificar como a página Explorar pode ser diferente para cada pessoa.

E se você é uma empresa que usa o Instagram, isso significa que a tela Explorar pode expor suas postagens de stories e vídeos IGTV para um novo público de clientes em potencial!

No geral, o algoritmo do Instagram está trabalhando duro nos bastidores para escolher a dedo o conteúdo que ele acha que você vai gostar mais e, em seguida, compartilha em sua página Explorar personalizada para você descobrir e desfrutar.

E enquanto o TechCrunch relata que o algoritmo do Instagram usa vários gatilhos, como novos posts e localização quando se trata de determinar o que mostrar no Explorar, não é uma lista exaustiva de sinais.

Mas o TechCrunch revelou alguns dos gatilhos que influenciam o que aparece na página Explorar do Instagram:

1 seguidores e curtidas no Instagram

O gatilho mais forte que determina o que o Instagram colocará na página Explorar de um indivíduo é o que ele está seguindo e gostando.

Se um usuário seguir toneladas de contas de beleza, curtir e comentar em postagens sobre esse tópico, o Instagram exibirá mais posts relacionadas à beleza em sua página Explorar, mas apenas de contas que ele não segue ainda.

2 Conteúdo de vídeo

Boas fotos ainda serão priorizadas em relação às postagens de vídeo comuns, mas há um impulso para mostrar mais conteúdo de vídeo na página Explorar.

Os vídeos são reproduzidos automaticamente na página, portanto, podem chamar mais atenção do que uma imagem estática.

3 Stories visualmente atraentes

Postagens de Stories que são vídeos ou têm um elemento animado terão preferência no feed Explorar do Instagram.

Da mesma forma, os Stories com menos texto, mas com mais gráficos, como GIFs e adesivos, também podem ter uma classificação melhor na página Explorar.

4 Conteúdo Repostado

Você pode querer pensar duas vezes antes de repostar conteúdo, se seu objetivo principal for aparecer na página Explorar – o TechCrunch revelou que “certos tipos de conteúdo, como repostagens de posts do feed de outras pessoas, são rebaixados pelo algoritmo”.

Embora você ainda possa incluir conteúdo repostado em sua estratégia, pode priorizar outros tipos de conteúdo, como vídeos e stories, se quiser obter um lugar cobiçado na grade da página Explorar!

Para ajudá-lo a pensar estrategicamente sobre a página Explorar do Instagram e melhorar suas chances do seu conteúdo aparecer lá, temos algumas dicas para você testar na próxima vez que você fizer um post!

Como aparecer na página Explorar do Instagram

Como o algoritmo do Instagram é baseado em interesses individuais, quando seu conteúdo aparece na página Explorar, você será exposto a um público-alvo altamente qualificado, em vez de aleatório, dando a você mais exposição para o tipo de cliente que deseja atrair.

E a melhor parte? Não custa um centavo.

(Apesar de você poder comprar espaços publicitários na tela Explorar)

Tudo o que você precisa fazer é começar a pensar estrategicamente em como criar o conteúdo do Instagram que aparecerá na página Explorar.

Aqui estão 9 dicas importantes para melhorar sua estratégia de conteúdo e aumentar suas chances de chegar à página Explorar:

Como aparecer na página Explorar do Instagram

Dica 1: use seu Analytics para descobrir qual conteúdo atrai mais atenção na página Explorar

Provavelmente, algum conteúdo do seu Instagram já está aparecendo na página Explorar do Instagram!

Isso pode facilmente ter escapado do seu radar, e você nem ter percebido de onde veio o “impulso extra” em curtidas e engajamento.

Mas a boa notícia é que agora você pode entender exatamente quantas pessoas estão visualizando suas postagens na página Explorar usando o Instagram Insights.

Para visualizar suas análises, vá até o feed do Instagram e toque no botão “Ver Informações” abaixo de sua postagem. A partir daí, você pode deslizar para cima para obter mais métricas sobre o desempenho dos seus posts.

Na seção Descoberta, você verá um detalhamento das impressões de sua postagem – dê uma olhada em sua métrica “De Explorar

Preste atenção ao seu Instagram Analytics para ver qual conteúdo está tendo o melhor desempenho e ganhando maior força na página Explorar em seu conteúdo existente e, em seguida, reproduza ou inspire-se nesse tipo de conteúdo para o futuro.

Por exemplo, descobrimos que as postagens de vídeo estavam resultando em muito mais visualizações de pessoas que ainda não estavam seguindo o nosso perfil no Instagram, então começamos a criar mais conteúdo de vídeo para nos ajudar a conseguir mais seguidores no Instagram. (Mais sobre isso mais tarde!)

2 encontre o melhor momento para postar

Há dois grandes motivos para saber quando é o melhor momento para postar.

Em primeiro lugar, se você sabe quando seus seguidores estão mais ativos no Instagram, suas postagens terão mais engajamento à medida que seus seguidores estiverem online para curtir, comentar e interagir com suas últimas postagens.

Alto envolvimento em suas postagens, especialmente logo após postar, sinaliza para o algoritmo do Instagram que este conteúdo é “valioso” e vale a pena ser colocado na página Explorar para que outras pessoas descubram e se envolvam também!

Em segundo lugar, se você sabe quando seu público atual está mais ativo online, há uma boa chance de seu público em potencial – aqueles que podem encontrar seu conteúdo na página Explorar – também estar online!

Assim, suas postagens chegarão a eles quando estiverem mais ativos e provavelmente percorrendo a página Explorar.

Cada negócio e perfil tem horários diferentes, então você precisará prestar atenção às suas análises do Instagram para identificar exatamente quando seu público está online.

3 Mantenha sua identidade visual nos Stories

Com os Stories do Instagram aparecendo na página Explorar, é mais importante do que nunca que o estilo e a identidade da sua marca estejam presentes em tudo o que você postar.

O TechCrunch relatou que: “Stories e postagens de feed seguindo uma identidade visual têm maior probabilidade de aparecer no Explorar”.

Isso significa que você precisa aprimorar seu design toda vez que postar no Instagram Stories – veja como as postagens do Instagram Stories do GoToSkincare sempre mantêm sua identidade, independentemente de estarem postando vídeos de bastidores, programas de produtos ou conteúdo gerado pelo usuário.

Outra dica importante ao criar Stories para a página Explorar é pensar em criar vídeos mais dinâmicos e animados para suas postagens.

Seja adicionando alguns GIFs, efeitos visuais ou storyboard de uma série de vídeos especificamente para Stories, pense em ter menos imagens e texto estáticos e mais animações!

4 Transforme o conteúdo de fotos em vídeos para seu feed ou Stories

Não há como negar que o conteúdo de vídeo está no centro das atenções na página Explorar graças ao acréscimo de Stories e IGTV.

“Os vídeos têm o potencial de obter uma classificação mais alta do que as fotos, já que os vídeos são reproduzidos automaticamente no Explorar e tendem a receber mais atenção”, relata o TechCrunch.

Mas criar conteúdo de vídeo do zero pode ser demorado e, se você tem toneladas de boas fotografias, não quer desperdiçá-las.

Felizmente, existem alguns hacks para ajudar a criar “vídeos” dinâmicos para o seu feed e Stories sem muitos problemas.

Hoje existe diversos aplicativos que permite que você crie animações de forma simples e sem entender nada de animação.

Basta acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e procurar que você encontra diversos, mas para facilitar a sua vida separamos 10 apps para Criar Stories Animados de um jeito fácil.

5 crie vídeos curtos e agradáveis ​​apresentando seu produto para seu feed

Você pode estar acostumado a usar fotos do seu produto no feed, mas se quiser entrar na página Explorar do Instagram, é hora de começar a pensar em criar conteúdo de vídeo para mostrar seus produtos!

Algo tão simples como este tutorial de maquiagem em vídeo por Laura Mercier pode obter grande tração na página Explorar:

https://www.instagram.com/p/BwIcXtyl1gI/?utm_source=ig_web_copy_link

Este vídeo tem mais de 715 mil reproduções e uma taxa de engajamento muito maior do que outros posts no feed da Laura Mercier.

Por quê? Porque é curto, interessante, direto ao ponto e se destaca em um feed com imagens estáticas. E, embora não possamos confirmar, apostamos que este post apareceu na página Explorar e ganhou toneladas de visualizações de perfis que ainda não estavam seguindo a conta de Laura Mercier!

6 comece a marcar produtos em suas postagens para que apareçam no canal de compras

Pronto para começar a mostrar as postagens de seus produtos no novo canal de compras?

A única maneira de obter um espaço cobiçado é começar a usar as tags de produtos compráveis em todas as suas postagens!

Para o canal de compras na página Explorar, apenas posts e stories que usaram as tags do produto chegarão ao feed.

Dessa forma, o Instagram pode fornecer uma experiência de compra perfeita para que todos possam navegar e comprar produtos de seu interesse, sem nunca sair do aplicativo!

Não sabe por onde começar quando se trata de marcar seus posts com a etiqueta e o adesivo do produto comprável? Confira nosso Guia definitivo para compras no Instagram!

7 marque e mencione marcas relevantes em suas postagens

Quando você marca ou menciona uma marca em um Story ou postagem no feed, você está sinalizando para o algoritmo do Instagram que há uma relação entre as duas contas.

O que isso significa é que, quando você compartilha uma postagem marcando a outra conta, há uma boa chance de aparecer na página Explorar do Instagram de seus seguidores que não seguem você.

O algoritmo do Instagram aprenderá que existe uma relação entre as duas marcas e trabalhará para mostrar a postagem às pessoas que eles acham que possam ter interesse em vê-la.

É uma tática super simples para melhorar suas chances de aparecer na página Explorar e na frente de um público que você sabe que está alinhado com seu próprio público-alvo.

Portanto, da próxima vez que você colaborar com uma marca, repassar um conteúdo gerado pelo usuário ou quiser elogiar o excelente trabalho de outros criadores do Instagram, certifique-se de marcá-los na postagem e na legenda!

8 dedique tempo para criar vídeos IGTV

Se você ainda não começou a criar conteúdo IGTV, o que está esperando?

IGTV está mais legal do que nunca!

Com a adição de uma seção IGTV dedicada na página de Explorar, seus vídeos podem ser colocados na frente dos olhos de muitos seguidores interessados no que você quer mostrar.

E o melhor do IGTV é que, como os vídeos precisam ter mais de 60 segundos para serem enviados ao canal, é uma excelente oportunidade para novos espectadores conhecerem você e a sua marca.

Em comparação com os vídeos de posts no feed (que precisam ter menos de um minuto), você pode realmente mostrar do que se trata sua marca e seus produtos!

Se você está produzindo vídeos IGTV de ótima qualidade, há uma grande chance de converter um espectador em um seguidor se ele gostar do que vê na página Explorar.

9 use hashtags do Instagram (especialmente as de marca!)

Quer você os ame ou odeie, não há como negar o poder da hashtag.

Postagens com pelo menos uma hashtag do Instagram geram em média 12,6% mais engajamento do que postagens sem hashtag, então, se você quiser obter mais curtidas no Instagram e entrar na página Explorar, as hashtags são essenciais.

As hashtags também podem ajudá-lo a ser visto na página Explorar de outras pessoas que estão usando e interagindo com as hashtags que você usa!

Então, simplesmente usando as hashtags certas para o seu post e negócio, você será destacado para outros usuários que se engajam e usam as mesmas hashtags.

Não se esqueça de usar hashtags em suas postagens de Stories, pois isso pode realmente ajudar a dar um impulso de exposição e alcance online.

Mais alcance significa mais envolvimento, e mais envolvimento significa que o algoritmo do Instagram acha que é um conteúdo interessante para compartilhar com outros usuários.

Mas lembre-se: é super importante ser estratégico no uso das hashtags.

Em vez de usar as hashtags mais populares do Instagram, é melhor ser seletivo, com as hashtags de nicho com melhor desempenho para o seu setor, que têm uma comunidade envolvente por trás delas e são específicas para o seu público.

10 experimente postar citações

Uma das maiores tendências no Instagram é usar citações em sua estratégia de conteúdo.

E não dá sinais de diminuir a velocidade!

As pessoas costumam pensar em citações como conteúdo de preenchimento – o tipo de coisa que você posta no Instagram quando fica sem outras ideias. Mas a verdade é que as citações podem ser usadas para todos os tipos de motivos, desde gerar mais engajamento até promover campanhas específicas.

E um dos principais benefícios é como uma postagem de citação se destacará na página Explorar!

Em um mar de vídeos e fotos, uma postagem de citação bem projetada pode realmente se destacar na multidão, e você pode se surpreender ao vê-la obter muito mais tração e engajamento se aparecer na página Explorar.

Uma postagem de citação animada é ainda melhor!

Ao incorporar algumas dessas dicas em sua estratégia de conteúdo, você poderá em muito pouco tempo começar a notar mais engajamento e que está ganhando mais seguidores em seu perfil, conforme mais pessoas descobrem seus vídeos, posts e Stories em seus próprios feed do Explorar.

E depois de definir sua estratégia para dominar a página Explorar do Instagram, tudo o que resta a fazer é planejar o seu conteúdo de forma estratégia, ao invés de somente postar por postar.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *