Como ter uma Bio Eficiente no Instagram
janeiro 16, 2021

Como ter uma Bio Eficiente no Instagram

Publicidade

Escrever uma boa Bio do Instagram pode parecer simples, mas na verdade requer um pouco de estratégia e criatividade.

De acordo com pesquisadores, nos primeiros 7 segundos após conhecê-lo, as pessoas terão uma opinião formada de quem você é – e isso pode levar ainda menos tempo no mundo online.

Então, se você estiver usando o Instagram para Negócios, você vai querer causar uma boa primeira impressão, através da sua Bio, e usá-la para atrair novos seguidores e clientes em potencial!

6 dicas para criar uma boa Bio no Instagram

  • Otimize seu nome para aparecer nas pesquisas
  • Adicione suas habilidades e público-alvo
  • Inclua Palavras-Chave Relevantes
  • Otimize o link do seu site
  • Compartilhe suas informações de contato
  • Seja criativo e mostre sua personalidade
  • Check list para criar a sua Bio (bônus!)

1 – Otimize seu nome no Instagram

O primeiro passo para criar uma boa Bio no Instagram é ter certeza que o seu campo de nome está otimizado, com seu nome e/ou uma palavra-chave otimizada para as buscas na rede social.

Por exemplo, se você trabalha no setor de saúde, pode incluir seu nome completo junto com a sua especialidade. Dessa forma, quando as pessoas pesquisarem por você no Instagram, elas poderão encontrar facilmente a conta correta.

Exemplo: Dra. Joana Silva Obstetra.

O Instagram também considera os campos de nome e nome de usuário para mostrar os resultados das pesquisas, por isso é uma ótima ideia ter certeza de que eles estão bem otimizados.

Com isso em mente, você pode querer usar palavras-chave que os seguidores em potencial possam pesquisar. Você oferece um serviço específico? Você é conhecido por algo em particular?

Veja como o Erico Rocha faz. Ele usa o Campo Nome para incluir seu nome e uma palavra chave: Marketing Digital.

Agora, sempre que alguém pesquisar pela sua palavra chave (por exemplo marketing digital) no Instagram, a sua conta poderá estar entre uma das primeiras que os usuários irão ver. E uma biografia simples e direta permitirá que os visitantes saibam sobre os assuntos dos seus posts.

2 – Destaque suas habilidades e público alvo

Uma boa bio do Instagram explica o que a empresa faz e qual é o público alvo.

Veja como o Thiago Nigro destaca “Primo Rico” e “Mil ao Milhão” no início da sua bio e ainda faz uma chamada para ação para o que ele deseja que as pessoas façam no perfil. Imediatamente, os novos visitantes saberão exatamente do que ele fala, que é sobre dinheiro e finanças. E ele já deixa um convite para que as pessoas se cadastrem na sua lista de contatos para saber mais sobre os seus produtos. Simples e direto.

Se você é um empresário ou influencer, também pode usar sua bio do Instagram para ajudar a se destacar em seu mercado. Pense nos seus produtos e habilidades que possam ser do interesse dos seus seguidores em potencial.

3 – Use palavras-chave relevantes

Usar palavras-chave estratégicas na sua bio não vai necessariamente melhorar sua posição nos resultados das pesquisas no Instagram (exceto, como mencionamos acima, para seu nome e nome de usuário), mas pode ajudar a dar mais foco à sua conta e conectá-lo com seguidores que pensam como você e que precisa do produto ou serviço que você oferece.

Ao decidir quais palavras-chave incluir na sua bio, pense sobre seus valores e interesses essenciais e os de seu público-alvo.

Se você usa o Instagram para negócios, passe algum tempo criando uma “persona” do seu seguidor ideal, aquela pessoa que tem mais interesse em seguir você.

Quais são os problemas que eles querem resolver? Quais palavras-chave se conectarão com o que eles procuram?

Usar palavras-chave direcionadas para o seu público e nicho ajudará os usuários a entender melhor quem você é, o que você tem a oferecer e se sua conta é ou não relevante para eles.

No perfil do Thiago Nigro você pode ver que ele deixa bem claro que fala sobre dinheiro e finanças para explicar o que ele faz e se conectar com os seguidores que tem interesse nesse assunto.

4 – Encurtador de link

O link em sua biografia do Instagram é fácil de encontrar e clicar, tornando-o um dos mais valiosos geradores de tráfego no seu perfil.

E a boa notícia é que, usando um encurtador de links como o bit.ly, você pode transformar o link da sua bio em um link mais amigável para os usuários e direcionar mais tráfego para a sua loja online, página de captura, Youtube, blog…

Você pode configurar os links encurtados para que eles mostrem o que as pessoas vão encontrar ao acessá-lo, o que aumenta a probabilidade das pessoas clicarem, já que saberão para onde serão direcionadas e não terá um link todo estranho.

Por exemplo, ao invés de ter:
https://pocbi.com/blog/post.php?post=102

Você pode criar um link personalizado para:
bit.ly/criar-bio-insta

5 – Adicione suas informações de contato

Ao usar um perfil de negócios do Instagram, você pode adicionar informações de contato à sua bio. Isso inclui seu endereço de e-mail, número de telefone e endereço físico.

E melhor a parte? é um espaço extra, ou seja, não ocupa o espaço padrão que você já tem na sua bio!

A vantagem de adicionar informações de contato é que torna mais fácil entrar em contato com você. Também pode atuar como estimulo visual para que as pessoas entrem em contato, caso tenham alguma dúvida ou pergunta.

6 – Seja criativo

Embora seja importante transmitir quem você é e o que você faz na sua bio, você também deve pensar nisso como um espaço para mostrar sua personalidade e se divertir.

Aqui estão 3 maneiras de acrescentar um pouco de criatividade:

Use emojis para ilustar o seu texto

Uma maneira de ilustrar o texto na sua bio, deixá-la mais divertida e organizada é colocar emojis.

Você pode acessar o site: getemoji.com.

No site, basta você copiar e colar os emojis no seu perfil, um bom exemplo de uso de emoji você pode observar no perfil do Thiago Nigro, na imagem acima.

Incluir Hashtag na Bio

Use as suas hashtags ou de alguma palavra-chave que tenha na descrição da sua bio.

Por exemplo, ao invés de colocar somente a palavra marketing digital, coloque #marketingdigital na descrição da bio.

Dessa forma continuará fazendo sentido para as pessoas que estejam lendo a sua descrição e também mostra para o Instagram qual é o assunto que você quer se posicionar.

Além disso, os usuários agora podem seguir as hashtags no Instagram, portanto, se eles seguirem a hashtag da sua marca, isso vai ajudá-lo a sempre estar aparecendo no feed dos seus seguidores.

Adicione quebras de linha à sua biografia

Adicionar quebras de linha à sua bio é uma ótima maneira de tornar as informações mais organizadas.

A maneira mais fácil de adicionar quebras de linha à sua bio é formatá-la na versão web do aplicativo. Depois de fazer isso, você terá uma bio mais fácil de ler.

Check list

Uma boa bio do Instagram é aquela que cria uma ótima primeira impressão e convence os usuários a clicar no botão “seguir” da sua conta ou estimulam as pessoas a fazerem a ação que você quer.

Fizemos um check list para você não se perder quando estiver criando a sua:

  • Explique quem você é e o que você faz
  • Segmente seu nicho usando palavras-chave específicas
  • Link para seu site, blog, canal, página de captura… usando o bit.ly
  • Deixe claro suas informações de contato para que os seus seguidores possam entrar em contato
  • Mostre sua personalidade
  • Seja qual for a abordagem que você decidir usar, vale a pena investir algum tempo e esforço para deixar a sua bio o mais atrativa possível para o seu público alvo.

Depois de ter uma bio muito bem otimizada, pergunte a algumas pessoas que fazem parte do seu público alvo o que eles acharam quando visitam o seu perfil e use esses comentários para otimizá-la.

E conforme sua empresa cresce e evolui, você pode reservar um tempo para revisar a sua bio e ver se ela ainda faz sentido para quem você é hoje e para onde quer chegar, todos nós evoluímos, a sua bio também precisa acompanhar seus novos objetivos.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *