7 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram
fevereiro 1, 2021

7 dicas para conseguir mais seguidores no Instagram

Publicidade

Como conseguir mais seguidores no Instagram? 

Esse é uma pergunta que sempre nos fazemos, independente se estamos começando e queremos os nossos primeiros seguidores ou se já somos grandes e queremos crescer ainda mais.

Conseguir mais seguidores precisa ser uma meta para qualquer negócio que usa o Instagram para marketing, mas conseguir seguidores engajados e com potencial para se tornar clientes não é tão fácil como antes, hoje a concorrência aumentou muito.

Mas felizmente estamos aqui para te ajudar, reuni 7 dicas para que você possa botar em pratica e aumentar os seus seguidores. 

1 – Use o Instagram Reels 

Se você ainda não usa o Reels, pode estar perdendo uma grande oportunidade de conseguir mais seguidores no Instagram. 

Como o Instagram Reels aparece na guia Explorar, mesmo os usuários que não estão seguindo o seu perfil podem encontrar o seu conteúdo, caso seja bem ranqueado.

Guia Definitivo de como aparecer no Explorar do Instagram

Compartilhar seus Reels no feed e em outras redes sociais é um ótimo jeito de aumentar o seu engajamento e alcançar muito mais pessoas, já que pode se tornar viral.

Também há muitas maneiras criativas de usar o Reels para o seu negócio – diversas empresas usam para compartilhar dicas e truques, vídeos tutoriais, bastidores e muito mais.  

O Instagram Reels ainda é subutilizado pelas empresas, então é um ótimo momento para entrar no movimento enquanto a concorrência ainda está baixa! 

2 – Aproveite o momento do TikTok

Pensando em um jeito de conseguir mais seguidores? O TikTok pode ser uma ótima opção.

Graças ao algoritmo do TikTok, é possível que qualquer pessoa se torne viral na plataforma e conquiste um grande número de seguidores.

Adicione isso ao fato de que você pode adicionar um link para sua conta do Instagram no seu perfil do TikTok e você poderá direcionar o tráfego do aplicativo para a sua conta do Instagram e talvez até mesmo conseguir alguns novos seguidores ao longo do tempo.

Como colocar o Instagram no perfil do TikTok

O primeiro passo é conectar sua conta do Instagram ao TikTok – comece abrindo seu perfil TikTok e tocando em Editar perfil.

Agora, toque em Instagram e adicione seu o seu @…

Dê autorização ao TikTok para acessar as informações do seu perfil:

E é isso! Agora os visitantes do seu perfil no TikTok verão um link para sua conta do Instagram diretamente acima de sua Bio.

Por falar na sua Bio do TikTok, por que não usar este espaço para direcionar os visitantes ao seu perfil do Instagram?

Se você tem uma nova série de vídeo IGTV, sorteio ou promoção no Instagram, pode usar a sua bio do TikTok para compartilhar a informação e convidar as pessoas para visitar e seguir o seu perfil do Instagram.

Outra ótima estratégia para conseguir seguidores do TikTok é mencionar o conteúdo do Instagram nas legendas dos vídeos.

Por exemplo, se você for uma empresa que usa ambas plataformas, pode usar o TikTok para compartilhar uma prévia ou trecho de seu vídeo IGTV mais recente e, na legenda, escrever “Vá para o meu Instagram para assistir o vídeo completo!”

Você pode fazer isso com dicas, receitas, ilustrações e muito mais! E quando as pessoas estiverem no seu Instagram, talvez eles dêem uma olhada em outros conteúdos e decidam te seguir.

3 – Parcerias

Não subestime o poder de uma boa parceria ou campanha de marketing conjunto, os benefícios podem ser enorme para o seu negócio – Hoje é um dos meios mais comuns de se crescer os seguidores nas redes sociais.

Uma parceria com empresas e influencers em nichos semelhantes apresentará seu perfil e negócio para um público novo e engajado.

Claro, é de suma importância que o público seja o mesmo ou muito parecido ou o resultado pode não ser o esperado.

Quando um usuário do Instagram descobre seu perfil por meio de um esforço de marketing conjunto, é muito provável que ele comece a segui-lo, caso tenha interesses em comum ou se for de uma região demográfico compatível com a localização da sua empresa ou negócio.

Além disso, as campanhas de marketing conjunto não precisam ser complicadas ou caras!

O que é mais importante é com quem você faz parceria. Você quer ter certeza de que tem uma parceria mutuamente benéfica que beneficiará ambos os públicos.

Em nossa experiência, uma parceria entre negócios podem dobrar seu alcance orgânico sem nenhum gasto monetário. E eles são até 25 vezes mais baratos do que publicidade digital.

Aquisições, brindes, competições ou colaborações de conteúdo no Instagram são maneiras fantásticas de sua empresa alcançar novos públicos de forma rápida e barata.

4 – Promova seu Instagram no seu site

Promover sua conta do Instagram em seu site é mais uma ótima maneira de obter mais seguidores – e também é fácil de fazer!

Você pode usar plug-ins ou integrar ao sistema do seu site. Existem dezenas de opções quando se trata de incorporar responsivamente seu feed do Instagram em seu site de um jeito que tenha uma ótima aparência em qualquer dispositivo.

Alguns construtores de sites como o Squarespace, WordPress e o Wix oferecem até modelos e plugins que vêm com opções personalizáveis para incorporar seu feed.

Se você é um usuário do Shopify, pode encontrar muitas opções na App Store da plataforma, como Instafeed da Mintt Studio e Instagram Feed & Slide Pro da Raptor.

5 – Otimize seus posts

Você está dando a atenção necessária para as legendas e hashtags que você usa nos seus posts?

Recomendo que leia este post: É assim que o algoritmo do Instagram funciona em 2021

Criar bons posts no Instagram dá trabalho, mas vai chamar muito mais atenção das pessoas e você terá mais engajamento com os seus posts, o que consequentemente vai te trazer muito mais resultados já que o Instagram vai mostrar o seu post no feeds de mais pessoas e pode até aparecer na página Explorar e viralizar a sua publicação, trazendo muito mais seguidores.

Para saber qual tipo de post funciona melhor para você, é preciso testar, postando diversos tipos de mídias como fotos, vídeos e carrosséis.

O benefício de diversificar o conteúdo do Instagram é que você pode analisar as suas métricas para procurar padrões. Por exemplo, se você perceber que os posts de carrossel estão tendo mais engajamento e geram mais novos seguidores, você pode criar mais conteúdo usando esse tipo de mídia.

Com a informação de qual é a melhor mídia, é hora de criar suas legendas com carinho. Uma boa fórmula para criar suas legendas é usar o padrão AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação).

Na primeira frase, ou título, você deve começar com algo interessante, empolgante ou que desperte a curiosidade das pessoas.
O que vai chamar a atenção dos seus seguidores logo de cara?

O Instagram mostra apenas a primeira ou segunda linha de sua legenda no feed, então planeje com carinho cada palavra.

No Interesse, você deve dar um contexto de por que seus seguidores devem se importar e por que devem continuar lendo. O que tem no post que é do interesse deles?

O próximo passo é despertar o desejo nos seus seguidores, você vai compartilhar o que realmente quer dizer aos seus seguidores, seja uma história ou uma dica de como fazer. Esta é a parte “valor” da sua legenda, então sinta-se à vontade para usar quantas linhas você precisar.

Em seguida, use uma frase curta para reiterar por que seus seguidores devem se importar e o que eles ganham com isso.

E, finalmente, você vai fazer uma chama para ação. Isso pode ser tão simples quanto deixar um comentário no post, compartilhar em seus stories ou clicar no link da sua bio.

Depois da legenda (ou no seu primeiro comentário), você deve usar no máximo 30 hashtags, para ajudar mais pessoas a encontrarem o seu post.

As hashtags são importantes porque elas categorizam todo o conteúdo do Instagram e isso vai facilitar que as pessoas te encontrem e que você fique bem posicionado para um determinado assunto na página Explorar.

Se você tiver uma conta pública no Instagram e adicionar uma hashtag a um post, esse post ficará visível na página de resultados da hashtag correspondente.

E como as hashtags são usadas com a intenção de descobrir novos conteúdos, usar as hashtags “certas” pode colocá-lo na frente do seu público-alvo, mesmo que eles não te conheçam ainda.

Finalmente, depois de clicar em publicar em seu post, é hora de promovê-lo para aumentar o engajamento!

Uma maneira excelente e fácil de fazer isso é tocar no ícone do avião de papel, abaixo de sua postagem, e compartilhá-lo em seus stories do Instagram.

E aí está! É assim que você cria um post perfeito para o Instagram.

6 – Interaja com os seu seguidores

A maioria das pessoas, depois que publicam o seu post, acham que é somente relaxar e descansar, mas o trabalho ainda não acabou.

Em vez disso, recomendamos seguir a regra 80/20.

Onde 80% do seu tempo deve ser gasto na divulgação, interação e conexão com outros perfis, enquanto 20% deve ser gasto na criação de conteúdo.

Isso é o oposto do que a maioria das pessoas fazem, mas é um caminho muito mais rápido para o crescimento a longo prazo! Veja como fazer:

Primeiro, vá até as hashtags de algum dos seus posts publicados recentemente e encontre outras postagens que usaram as mesmas hashtags.

Em seguida acesse cinco dessas postagens, comente e responda ou interaja com seus stories.

Responder aos stories é uma ótima maneira de conseguir seguidores no Instagram, porque quando você faz isso, você cria um tópico de mensagem direta privada entre você e o outro perfil.

E depois de ter criado essa conexão, você pode enviar links, mensagens, fotos, vídeos e, finalmente, criar um relacionamento mais profundo com eles.

Interagir e se envolver com outras contas dessa forma é extremamente importante para o crescimento do seu perfil.

Isso inclui responder Mensagens no Direct, comentar nos posts de outras pessoas e se envolver ativamente em outros perfis com público semelhante ao seu.

De acordo com que você cria esse relacionamento com a sua comunidade, ela fica mais forte. E, quando você tem pessoas que realmente gostam, confiam e acreditam no que você está dizendo, é quando você começa a ter maior retorno sobre o seu esforço.

Mesmo que você não tenha 4 horas para se envolver no Instagram, certifique-se de verificar e responder seus comentários e mensagens no Direct do Instagram todos os dias ou no menor tempo possível! O importante é que você incorpore essas estratégias de uma forma sustentável para você e sua empresa.

7: Seja consistente

Um dos principais pilares para crescer o seu Instagram é manter uma consistência nos seus posts.

Ao manter uma programação de posts regular, você basicamente permite que seus seguidores criem uma rotina de acompanhar o que você faz.

Postar de forma mais consistente também pode ajudar a melhorar o engajamento nas suas publicações. Quando seus seguidores esperam que você poste, eles são mais propensos a interagir e se envolver com seu conteúdo.

Você será o mais lembrado e, graças ao algoritmo, o melhor posicionado no feed deles.

E qual deve ser frequência dos seus posts no Instagram?

Infelizmente, não existe uma regra, alguns negócios postam apenas 1 vez por semana, enquanto outros postam 30 vezes por dia!

Mas o que é melhor?

Realmente depende do seu público, indústria ou nicho, e de quanto tempo você tem para dedicar à sua estratégia de marketing no Instagram. Por exemplo, uma empresa de moda com várias linhas de produtos exclusivas pode ter mais facilidade em postar com mais frequência do que um negócio que tem apenas um serviço ou produto.

Isso também remete ao debate qualidade versus quantidade. Como dissemos antes, postar por postar, para “encher linguiça”, não vai trazer vantagem para o seu negócio, especialmente se o conteúdo que você está postando for de qualidade ruim.

Uma estratégia muito mais vantajosa é postar um ótimo conteúdo com menos frequência e trabalhar para divulgá-lo, isso te trará muito mais resultado!

E aí, tem alguma estratégia que está funcionando muito bem para você para conseguir mais seguidores no Instagram? Compartilhe nos comentários!

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *