Pilares de conteúdo para rede social
janeiro 12, 2021

Pilares de conteúdo para rede social

Você já ficou sem inspiração quando precisou postar nas suas redes sociais? Bom, quem nunca passou por isso, não é mesmo? Nos dias em que você está sem inspiração, ter pilares para produzir seus conteúdos será de grande ajuda!

Usar pilares de conteúdo para o seu marketing nas redes sociais é uma ótima maneira de se manter organizado, ser consistente e criar conteúdo de alta qualidade, que o seu público vai gostar.

Como usar os pilares de conteúdo

  • Escolha seus pilares de conteúdo
  • Encontre e defina os conteúdos
  • Crie e planeje sua agenda de posts

1 – O que são os pilar de conteúdo?

Os pilares são de 3 a 5 assuntos que você vai produzir conteúdo para as suas redes sociais de forma consistente.

São categorias de conteúdos que unem o interesse do seu público alvo, e que você vai usar para atraí-los.

Os pilares de conteúdo te ajudará a ter clareza no seu nicho. Ser um especialista em uma área ou em algo específico ajudará o seu público a te encontrar e querer seguir o seu trabalho.

As pessoas gostam de seguir quem fala sobre assuntos que elas gostam e que vejam valor, então conhecendo bem o seu público você saberá quais assuntos eles gostam, a partir daí você terá uma probabilidade maior de produzir conteúdo que eles vão gostar e querer seguir você mais de perto.

Além disso ter esses pilares tornará o seu planejamento de conteúdo muito mais simples.

Em vez de “quebrar cabeça” para criar posts de última hora, você pode usar seus pilares de conteúdo para construir estrategicamente seu calendário de conteúdo para o mês todo.

Seus pilares de conteúdo serão específicos para a sua marca, mas podem abranger vários temas. Por exemplo:

  • Uma livraria pode falar sobre o lançamento de novos livros, autores independentes, locais aconchegantes de leitura e cafés locais
  • Os pilares do conteúdo de um Obstetra, por exemplo, pode ser nutrição durante a gravidez, psicológico e ioga
  • Um estrategista de marketing pode falar sobre empreendedorismo, dicas de marketing e mentalidade
  • Os pilares de um criador de conteúdo de moda pode ser o seu estilo, beleza e mentalidade

2 – Encontre e defina os conteúdos para seus pilares

Quando você está naqueles dias sem inspiração, ter um banco de ideias de conteúdo pode ser a salvação, para você se inspirar e ter novas ideias.

E como construir um bom banco de ideias?

Crie um arquivo do Word ou uma pasta no seu computador com uma seção para cada um dos seus pilares. Pelo menos uma vez por semana reserve um tempo para adicionar novas ideias em cada um dos tópicos. Não há necessidade de pensar demais – anote todas as ideias que você tiver!

Quando estiver navegando pelas redes sociais, blogs ou em qualquer outro lugar e ver algo que inspire um conteúdo, anote imediatamente, não deixe para depois ou pode esquecer.

Um ótimo aplicativo para isso é o Evernote, ele é super simples de usar e pode se tornar uma mina de ouro para o seu negócio. Além de você poder levar para qualquer lugar, já que é instalado no seu celular e sincroniza os seus dados, para que você possa acessar de onde quiser.

Depois de ter algumas ideias iniciais, é hora de buscar inspiração em outros lugares.

Analise os seus Relatórios

Analisar os seus relatórios é uma ótima maneira de descobrir qual conteúdo está tendo melhor desempenho, com mais engajamento e repercussão com o seu público.

Anote os posts que tiveram melhor desempenho, suas legendas, os recursos visuais que você usou e quais hashtags que você adicionou.

Ao planejar os seus próximos posts, você pode usar todo esse conhecimento a seu favor.

Siga as tendências

Se atentar ao que está acontecendo no seu mercado pode ajudá-lo a planejar o seu calendário de conteúdo para as próximas semanas.

Por exemplo, se você está no nicho de viagens, pode se inspirar no setor de turismo. Isso é especialmente relevante no momento, com muitos criadores de conteúdo tendo que adaptar a sua estratégia durante o COVID-19.

Precisa de ajuda para encontrar tópicos populares? Usar o Google Trends e o Pinterest pode render muitas ideias.

O Google Trends vai mostrar o que as pessoas estão procurando no Google. No Pinterest, você pode usar a ferramenta de busca para pesquisar o seu setor e ver o que as pessoas estão postando e procurando.

Ouça o seu público

Outra maneira de obter inspiração para novos conteúdos é ouvir o seu público e anotar as perguntas frequentes. O que eles costumam perguntar a você ou querem saber?

A relação entre você e seu público deve ser sempre recíproca. Você não pode criar apenas o que você quer, você deve produzir os conteúdos que a sua audiência quer e precisa.

E, em caso de dúvida, crie posts que perguntem especificamente à sua comunidade que tipo de conteúdo eles querem.

Ouvir é uma ótima maneira de ficar conectado com seu público, aprender o que eles realmente querem e usar seus comentários para criar o conteúdo certo.

3 – Crie e planeje sua agenda de conteúdo

Para obter os melhores resultados, planeje seu calendário de conteúdo com algumas semanas de antecedência, de preferência um mês. Se deixar o planejamento de conteúdo para o último minuto, você corre o risco de cometer erros.

Processo de 3 etapas:

  • Anote datas como feriados ou dias importantes para o seu negócio ou mercado em geral.
    Esses eventos devem entrar primeiro no seu calendário, para que você possa criar conteúdo complementar para promovê-los.
  • Conteúdo Raiz*, como posts de blog, vídeos do YouTube ou episódios de podcast. Poste um conteúdo maior por semana – pois eles exigem mais tempo para sua criação.
  • Conteúdo Nutella*, como posts diários no Instagram ou no Facebook. Ao contrário do conteúdo raiz, o conteúdo nutella é mais rápido e curto (podendo ser parte do conteúdo raiz). Eles podem promover o conteúdo raiz ou ser um post com tema independente, que agrega algum valor adicional para sua comunidade.

    * O termo conteúdo Raiz e Nutella foi popularizado no Brasil pelo Erico Rocha, onde o conteúdo Raiz é aquele conteúdo em vídeo ou texto mais longo (média 30 minutos em vídeo) e o Nutella é o conteúdo menor e que pode ser derivado do Nutella, podendo ser usado para criar o interesse do seu público para o conteúdo principal.

A partir disso você pode planejar todos os seus posts no Instagram, Facebook, Pinterest e Twitter – e até mesmo já deixar pronto todas as suas legendas.

Você poderá ter uma visão panorâmica da sua estratégia antes de publicar qualquer post e além de poder analisar friamente se está indo no caminho certo.

Os pilares de conteúdo não apenas estabelecerão a base para uma estratégia de conteúdo matadora, mas também o ajudará a se sentir mais confiante e a manter a sua consistente em todas as redes sociais que você estiver presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.