5 ferramentas para ajudá-lo a crescer no Instagram
fevereiro 13, 2021

5 ferramentas para ajudá-lo a crescer no Instagram

Aumentar os seguidores, o engajamento e até mesmo as vendas, independentemente de qual seja o seu objetivo ao usar o Instagram como uma ferramenta de marketing, saber o que está dando certo é o ponto principal para que você possa ser capaz de tomar decisões inteligentes.

Por isso saber qual tipo de conteúdo, quais hashtags estão te dando mais resultados e qual tipo de mídia funciona melhor com o seu público é tão importante.

Usar uma ferramenta de análise de métricas do Instagram é uma das melhores maneiras de entender o seu público e melhorar sua estratégia de conteúdo. 

Mas qual é a melhor ferramenta para você?

1 – Instagram Insights

Para obter informações sobre seus seguidores, a sua conta ou insights de posts e stories específicos que você postou, a ferramenta insights do Instagram está repleta de informações úteis – e está tudo no próprio aplicativo!

Para acessar o Instagram Insights você precisar te uma conta profissional, caso a sua ainda não seja, é bem simples:

  • Acesse o seu perfil;
  • No lado direito Superior toque nos 3 “traços” para abrir o menu;
  • Toque em Configurações;
  • Toque na opção “Conta”;
  • Deslize até o final da tela;
  • Selecione a opção “Mudar para conta profissional”
  • Vá tocando em continuar e faça as configurações necessárias de acordo com o seu nicho.

Pronto, agora toda vez que você acessar os seus posts, na tela de perfil, abaixo deles aparecerá a opção “Ver insights” e para ver as métricas do seu post basta tocar sobre essa opção e você terá diversas informações importantes.

2 – Keyhole análise de Hashtag

Com o Keyhole, você terá informações detalhadas sobre como os usuários do Instagram estão interagindo com às suas hashtags. Em termos de análise, você pode acompanhar a frequência com que as hashtags estão sendo usadas, quem está usando, o envolvimento da hashtag, análisar tendências e muito mais.

Como usar o Keyhole: Dependendo do seu plano você pode analisar várias hashtags diferentes. Ao rastrear uma hashtag, você encontrará análises em tempo real para o uso dessa hashtag, desde quantas vezes ela foi usada até onde foi usada e quais são os principais posts dessa hashtag.

A Keyhole também possui uma ferramenta gratuita de rastreamento de hashtag que exibe dados básicos de desempenho.

Você pode fazer um teste gratuito da ferramenta, basta clicar aqui e ver se faz sentido para você as informações que a ferramenta te fornece.

3 – Brand24 – rastreamento de menção

Da mesma forma que a Keyhole, Brand24 oferece várias ferramentas de análise do Instagram em torno de hashtags.

Você pode rastrear e analisar suas hashtags de campanha e evento, comparar seu desempenho usando várias métricas, pesquisar posts e contas com base no uso de hashtag, criar alertas e até mesmo exportar os dados para relatórios diários, semanais e mensais.

Como usar o Brand24: Depois de criar a sua conta na Brand24, você pode criar um “projeto” e selecionar as hashtags que deseja rastrear. Em seu painel, você encontrará informações importantes sobre suas hashtags, incluindo menções (quem está postando com a hashtag) e um guia de análise com métricas de desempenho de hashtag.

4 – Fohr – Análise de Influenciadores

Com o mercado de influenciadores bem aquecido, é difícil saber quais parcerias terão melhor desempenho com o seu público-alvo e vão causar um maior impacto em seus negócios. Infelizmente, tornou-se muito fácil para as contas comprar seguidores para aumentar seu apelo social, então elas podem não ser tão influentes quanto parecem.

É aí que entra Fohr. Essa plataforma de marketing de influenciador permite que as empresas acessem ferramentas analíticas que testam a legitimidade dos seguidores de um influenciador.

Bem útil, não é?

Como usar o Fohr: A Fohr oferece uma série de ferramentas para empresas determinarem se um influenciador tem seguidores autênticos no Instagram. Por exemplo, sua ferramenta de alcance fornece uma imagem geral dos seguidores de um influenciador, incluindo seu alcance médio, e oferece benchmarks para vários níveis de influenciador (10K, 20K, 50K, etc.).

5 – Social Blade – Analisar Influenciadores

Se você está procurando outra ferramenta para verificar a integridade dos seguidores dos influenciadores ao qual você busca parceria, dê uma olhada no Social Blade.

Usado como um site de estatísticas, o Social Blade permite que você acompanhe os dados do usuário e as tendências de crescimento em vários canais sociais, incluindo Twitter, YouTube, Twitch, Instagram e muito mais.

Como usar o Social Blade: Depois de se registrar, vá para a página inicial do Social Blade para usar sua ferramenta de análise do Instagram. Basta digitar o nome de uma conta, selecionar Instagram no menu suspenso e, em seguida, examinar diversas informações valiosas.

Um dos recursos do Social Blade preferidos são os Dados históricos, que permitem que você veja o número de seguidores que uma conta ganhou e perdeu todos os dias durante um período de tempo.

Se você notar grandes picos no crescimento de seguidores, que não fazem muito sentido, isso pode significar que o influenciador está usando um bot para aumentar o número de seguidores da sua conta. (Os picos de crescimento também podem ser explicados por outros motivos, como ser bem ranqueado na página Explorar do Instagram, ter um post viral, fazer um sorteio ou ser destaque na mídia, então analise os dados com cautela).

E se ficar em dúvida, sempre verifique o engajamento que esse influenciador tem, ele é a forma mais autêntica de você avaliar se a parceria realmente vale a pena.

Analisar as métricas do Instagram é muito importante se você deseja crescer o seu negócio. E não há melhor momento do que agora para começar a se familiarizar com algumas das ferramentas de análise do Instagram que abordamos neste post.

Você tem alguma outra recomendação de ferramenta de análise do Instagram? Poste nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.