Como usar hashtags do Jeito certo no Instagram
janeiro 9, 2021

Como usar hashtags do Jeito certo no Instagram

Publicidade

As hashtags do Instagram é uma das formas mais eficazes de atrair novas pessoas para consumir o seu conteúdo, seguir o seu perfil e comprar o seu produto.

Postagens com pelo menos uma hashtag no Instagram geram, em média, um aumento de 12,6% no engajamento em comparação com posts sem hashtags. Por isso, se você quer aumentar a popularidade dos seus posts e perfil vale a pena dar um pouco mais de atenção as hashtag e criar uma estratégia para que você consiga atingir ainda mais pessoas para o seu negócio.

Este guia para usar as hashtags do jeito certo no Instagram irá ajudá-lo a entender tudo que você precisa para atrair mais seguidores, aumentar o engajamento e construir uma comunidade em torno de seu negócio.

Pronto para aprender a usar as hashtags de um jeito estratégico?

Por que as hashtags são importantes

O Instagram passou por muitas mudanças desde 2010, mas ao longo do tempo, uma coisa se manteve consistente: a importância das hashtags no Instagram.

Mesmo hoje, usar hashtags relevantes e direcionadas em seus posts na rede social é um dos jeitos mais fáceis de atingir novas pessoas que fazem parte do seu público alvo. E isso pode se traduzir em mais engajamento, mais seguidores e clientes para a sua empresa.

As hashtags organizam e categorizam todo o conteúdo que é postado na rede social.

Se você tiver uma conta pública no Instagram e adicionar uma hashtag a um post, esse post ficará visível na página da hashtag correspondente (é basicamente um diretório de todas as fotos e vídeos marcados com a hashtag em específico).

Como as hashtags são usadas com a intenção de descobrir novos conteúdos, saber usar as hashtags certas podem colocar você na frente de pessoas que ainda não conhecem a sua empresa, mas que tem uma alta probabilidade de ter interesse nos seus produtos.

Por exemplo, uma empresa de produtos para cabelo pode postar uma foto de uma linda modelo com o cabelo bonito e, em seguida, usar as hashtags #cabelo, #projetocabelao… quando for enviar o post no Instagram.

Ao usar essas hashtags, a imagem é catalogada para que outros usuários do Instagram que tenham interesse em cabelo possam encontrá-la facilmente.

Por isso é importante que você use hashtags que tenham relação com o seu produto e de uma forma estratégica para atingir o público certo.

Algumas coisas para ter em mente:

  • Quando pessoas com perfis privados colocam hashtags nos seus posts, eles não aparecem publicamente nas páginas de hashtag
  • Números são permitidos em hashtags. No entanto, espaços e caracteres especiais, como $ ou %, não funcionam.
  • Você só pode adicionar hashtags às suas próprias postagens. Você não pode marcar fotos / vídeos de outras pessoas.
  • Você pode usar até 30 hashtags em uma postagem e 10 no Instagram Stories.

    E então, pronto para começar?

Os diferentes tipos de hashtags do Instagram

Compreender os diferentes tipos de hashtags e seus públicos correspondentes é a chave para desenvolver uma estratégia eficaz:

1 – Hashtags de comunidade

Hashtags de comunidade são aquelas que conectam usuários com interesses semelhantes em torno de um assunto específico. Eles são uma ótima maneira de se conectar com outras pessoas, melhorar a capacidade de pesquisa de seus posts, ganhar seguidores e aumentar sua própria comunidade.

Recomendamos o uso de uma variedade de hashtags em seus posts e stories para que elas possam alcançar diferentes comunidades. Por exemplo, se você faz postagens sobre cabelo, pode usar #cabelo para alcançar usuários que procuram coisas relacionadas a cabelo ou #quedadecabelo para chamar a atenção de uma dor em específico do seu público.

2 – Hashtags de sua empresa

Hashtag da sua empresa é aquela exclusiva do seu nome, ao usar o Instagram para negócios.

Pode ser tão simples quanto o nome da sua empresa, slogan ou o nome de um de seus produtos ou campanhas. Ou pode ser uma hashtag que não tem nada a ver com o nome da sua marca, mas tudo a ver com a sua identidade.

Enquanto as hashtags da comunidade visam aumentar o alcance de sua mensagem, as hashtags de marca são projetadas para conectar assuntos para você e seu público. Eles podem ser usados ​​para promover uma campanha ou coletar conteúdo gerado pelo usuário.

Por exemplo, a empresa de tênis “natural” Allbirds usa a hashtag #weareallbirds para aumentar o reconhecimento de sua marca, dando a seus seguidores um local para compartilhar conteúdo relevante.

Fazer com que seus seguidores do Instagram usem a hashtag de sua marca em seus posts e stories é a chave para você aparecer para novos públicos.

Depois de criar sua hashtag, lembre os clientes que eles podem usar a hashtag de sua empresa, compartilhando-a em seus stories ou citando-a em suas legendas. Dessa forma, seus seguidores podem acessar a hashtag e ver outras postagens sobre sua empresa.

Também é uma boa ideia seguir a hashtag da sua marca para acompanhar o conteúdo que está sendo compartilhado!

3 – Hashtags de campanha

Embora as hashtags da sua marca e de comunidade devam durar por mais tempo, as hashtags de alguma campanha em específico geralmente tem um prazo mais curto e duram apenas alguns dias, uma temporada ou um ano.

O motivo pelo qual as hashtags de campanha são de prazo mais curto é porque geralmente estão vinculadas a campanhas específicas, como lançamentos de novos produtos, eventos especiais ou parcerias. Então, eles são ótimos para construir muito engajamento em um curto período de tempo!

Um ótimo exemplo de hashtags de campanha são usadas em partidas de futebol, e na TV em geral, onde eles estimulam que as pessoas gerem um engajamento através de uma hashtag, criam todo um envolvimento com os telespectadores e ainda impactam novas pessoas.

Acerte nas hashtags

Como encontrar as melhores hashtags para o seu negócio

Quando usadas corretamente, as hashtags podem ajudá-lo a aumentar seu alcance, obter mais engajamento e atrair mais seguidores.

Mas, para ter sucesso no uso das hashtags, você precisa ser estratégico e analisar bem quais hashtags deve usar.

Embora as hashtags mais populares no Instagram sejam usadas milhões de vezes e atraia muitas pessoas, isso não significa que você receberá uma tonelada de curtidas e comentários simplesmente adicionando #amor, #instagram ou #fe às suas postagens.

Em vez de usar as hashtags mais populares, é mais inteligente encontrar e usar hashtags que sejam mais nichadas e tenham um público engajado que seja relevante para o seu negócio.

E claro, tenha uma menor concorrência e maior probabilidade de você aparecer entre os primeiros posts da hashtag com menos esforço.

Então, como você pode encontrar essas hashtags legais, criativas e voltadas para a sua comunidade?

A melhor maneira é olhar e ver quais hashtags o seu público, concorrentes e líderes do setor estão usando.

Percebemos que quanto mais nichado é o tópico, maior o engajamento que os usuários tem com a postagem, então vale a pena realmente focar em um tópico ou tema. E você ficará surpreso em ver como as hashtags de nicho podem gerar resultado!

Por exemplo, digamos que você queira atingir um público que queira saber sobre queda de cabelo. Em vez de apenas marcar #instagram, você também pode marcar #quedadecabelo, #cabelo para atingir um público mais direcionado de pessoas que realmente estão interessadas nesse assunto. Esta é a melhor maneira de obter muito engajamento direcionado em suas postagens!

1 – Analise o seu público

Colocar hashtags aleatórias no final dos seus posts no Instagram não vai aumentar o engajamento do seu público alvo. Em vez disso, descubra quais hashtags o seu público usa e veja quais se encaixam no conteúdo que você está publicando.

Suas hashtags devem ser relevantes e conter palavras-chave que seu público esteja realmente procurando.

2 – Pesquise seus concorrentes

Uma ótima maneira de ter inspiração em qual hashtag usar é observar o que os concorrentes estão fazendo e analisar o que está dando certo.

Pesquise empresas com conteúdo, produtos ou público-alvo semelhantes – e avalie cuidadosamente a estratégia de conteúdo e hashtags que eles estão usando.

Concentre-se nos posts que tiveram melhor desempenho em particular e salve as hashtags que podem ser aplicáveis ​​à sua marca e posts futuros.

3 – Influenciadores do seu nicho

Um ótimo jeito de encontrar boas hashtags é seguir influenciadores que tenham o mesmo (ou semelhante) público-alvo que você.

Cada nicho tem seus influenciadores principais. Descubra quem são essas pessoas em seu nicho e use suas postagens como inspiração. Essas pessoas já estão bem estabelecidas com seu público-alvo, então por que não aprender com os seus erros e acertos?

4 – Encontre Hashtags Relacionadas

Pesquisar as tendências para sua própria hashtag é uma maneira fácil e eficaz de aumentar seus seguidores e ter mais engajamento.

Basta digitar sua hashtag na barra de pesquisa do aplicativo e selecionar “tags” no menu suspenso. Você poderá ver todas as principais hashtags intimamente relacionadas à sua própria hashtag, revelando maneiras adicionais de alcançar, monitorar e interagir com sua comunidade.

Você também pode navegar pelas postagens que tenha uma hashtag com a qual você já tem sucesso. Você vê alguma tendência em outras hashtags similares, que podem servir de inspiração para posts futuros? Se sim, é sempre bom anotar para usar no futuro.

8 maneiras de otimizar suas hashtags do Instagram

Hashtags no Instagram realmente podem ser uma forma eficaz de aumentar seu número de seguidores e engajamento, mas as melhores práticas estão mudando constantemente.

Uma ótima estratégia de hashtag do Instagram não atinge apenas mais pessoas – ela atinge as pessoas certas para o seu negócio. Aqui estão 8 dicas para otimizar suas hashtags para atingir seu publico alvo e aumentar seu engajamento:

Dica 1: analise seus relatórios no Instagram

Analisar o desempenho das hashtags que você já usou pode ser uma ótima maneira de decidir quais hashtags usar novamente, no futuro, e quais deve substituir para tentar encontrar as que te dão mais resultados.

A ferramenta de análise do Instagram oferece alguns dados que você pode analisar e ver qual está te trazendo mais seguidores, mais visitas ao perfil e engajamento em geral.

Dica 2: Analise os principais posts da hashtag

Se você já pesquisou por uma hashtag no Instagram, provavelmente notou que as “Principais postagens” estão no topo da página de resultados.
Ficar nas primeiras postagens para uma hashtag é uma ótima maneira de ser descoberto por novos usuários. Assim como aparecer na primeira tela da página Explorar, isso pode resultar em um grande engajamento, que essencialmente torna sua postagem viral no Instagram.

Então, como você pode aparecer nas principais postagens de uma hashtag?

Com base em nossa experiência, o principal fator que determinar se um post vai chegar às principais postagens para uma hashtag é a quantidade de engajamento que o post tem logo que é postado.

As principais postagens geralmente assumem sua posição nas primeiras 24 horas após a postagem, então você precisa que os Likes e comentários apareçam rapidamente após enviar o post. Se você puder gerar muito engajamento em sua postagem logo após ser postada, isso sinaliza para o Instagram que ela é de qualidade e tem um conteúdo envolvente.

Dica 3: inclua sua hashtag no seu perfil

Graças a uma atualização recente, agora você pode adicionar hashtags clicáveis ​​(e nomes de usuário) na sua Bio do Instagram, tornando muito mais fácil enviar visitas para o seu site, alguma página ou perfil dentro da rede social.

O que é mais interessante nesse recurso é que ele torna sua Bio ainda mais funcional – você pode usar hashtags para tudo, desde promover sua comunidade do Instagram até destacar seu conteúdo e anunciar suas campanhas no Instagram.

Tudo o que você precisa fazer é incluir um “#” antes de qualquer palavra em sua biografia e ela se tornará automaticamente um link clicável que leva os visitantes a essa hashtag.

Dica 4: poste suas hashtags no primeiro comentário

Embora adicionar hashtags às suas postagens seja uma das melhores maneiras de aumentar seu envolvimento e exibir suas postagens ao seu público-alvo, muitas hashtags em suas legendas podem parecer desorganizadas (ou pior, spam!).

Em vez disso, postar suas hashtags no primeiro comentário é uma ótima maneira de tornar sua legenda a estrela do programa, sem comprometer o envolvimento que você pode obter com as hashtags.

Dica 5: use hashtags nos seus stories

Você sabia que também pode usar hashtags nos seus stories do Instagram?

Adicionar hashtags aos seus stories é uma ótima maneira de dar ao seu conteúdo uma chance maior de ser descoberto por novas pessoas.

Quando as pessoas procuram uma hashtag no Instagram, se for popular o suficiente, elas poderão ver uma coleção de stories marcados na página de resultados da pesquisa – incluindo a sua!

Você pode adicionar até 10 hashtags a cada story, incluindo 1 adesivo de hashtag clicável.

E se você está preocupado em como vai ficar visualmente todas essas hashtags, existem alguns hacks de hashtags para fazê-las se encaixar perfeitamente em sua post, ou ficar totalmente ocultas.

Por exemplo, você pode diminuir o tamanho de suas hashtags baseadas em texto (basta “diminuir” o texto) e ocultá-las com um GIF ou adesivo.

DICA: não deixe o texto da hashtag muito pequeno – se ficar ilegível, o Instagram não perceberá e é improvável que seu post não apareça na hashtag marcada.

Dica 6: incentive seus seguidores a seguir sua hashtag

Na grande atualização que teve na rede social em 2018, o Instagram adicionou a capacidade de “seguir” hashtags, o que significa que agora você pode ficar atualizado sobre vários tópicos (ou comunidades), seguindo uma hashtag relacionada aos seus interesses.

Seguir uma hashtag funciona da mesma forma que seguir o perfil de um usuário. Ao encontrar uma hashtag que gostaria de seguir, basta abrir a página da hashtag e tocar no botão seguir.

Dica 7: faça campanhas e promoções baseadas em hashtag

Campanhas estruturadas em torno de conteúdos gerados pelo usuário estão na moda, e por um bom motivo: eles são divertidos, populares e ótimos para gerar engajamento e alcançar um novo público.

A maneira mais fácil de fazer isso é encorajando seu público a marcar conteúdo relevante com a hashtag da promoção – as hashtags funcionarão como um “sistema de coleta” para organizar todo o conteúdo gerado por aquela comunidade.

Crie um concurso em que seus seguidores enviem fotos, depoimento ou simplesmente expressem sua opinião e marquem a hashtag que você criou.

Dica 8: evite usar hashtags banidas pelo Instagram

Por último, mas não menos importante, nossa dica final é evitar o uso de hashtags proibidas em seus posts no Instagram.

Hashtags banidas foram sinalizadas e “desativadas” pelo Instagram por infringirem as diretrizes da comunidade – tornando-as completamente inúteis para a exposição da sua marca.

Melhores práticas para usar hashtags no Instagram

As hashtags do Instagram podem ser uma ferramenta poderosa para que novas pessoas descubra você, quando usadas corretamente – mas também podem parecer spam e prejudicar a percepção da sua marca quando usadas incorretamente.

Por isso listei algumas melhores prática para usar hashtags no Instagram

1: Quando devo usar hashtags no Instagram?

A resposta curta? Sempre que possível!

Sempre que você compartilhar conteúdo no Instagram, seja um post no feed ou stories, se seu objetivo é fazer com que seja visto pelo maior número de pessoas possível, você precisa usar hashtags.

Dito isso, pode haver ocasiões em que o uso de hashtags não seja necessário, como se você estiver compartilhando um assunto que tenha conteúdo sensível ou que seja somente para o seu público em específico.

É importante pensar se o post faz sentido para as pessoas que ainda não te conhecem, caso não faça, não use hashtags.

2: Quantas hashtags devo usar?

Infelizmente, não existe uma regra clara em torno desse assunto. Enquanto alguns especialistas recomendam usar o número máximo de hashtags permitido, porque dá a você mais oportunidades de ser encontrado, outros recomendam usar apenas de 5 a 10.

Mas na realidade vai depender da sua estratégia e testes . Se você usar 30 hashtags relevantes nos seus posts e isso estiver te dando ótimos resultados, continue. Mas lembre sempre de testar, por melhor que seja os resultados que esteja tendo.

3: Quais hashtags devo usar?

O mais importante é usar hashtags onde o seu público alvo está!

De nada vai adiantar se a sua empresa vende produtos para cabelo feminino e você usar a hashtag #mecanico, o publico é completamente diferente do que você está procurando.

E no final isso vai acabar mais te prejudicando do que beneficiando, já que o seu post vai ter menos engajamento, e consequentemente a rede social vai mostrá-lo para menos pessoas, já que o “termômetro” para a rede social saber se o seu post é bom, e merece ser mostrado para mais pessoas, é o engajamento que ele tem.

Além disso é importante mudar suas hashtags em cada post, para evitar ser taxado como “spam”. E também é uma boa ideia evitar hashtags populares simplesmente por usar. Embora essas hashtags possam dar a você algumas curtidas, elas não vão ajudá-lo a aumentar o envolvimento e a segmentação de seguidores.

Em vez disso, tente procurar hashtags de nichos segmentados, que sejam especificamente relevantes para o conteúdo que você publica. É uma boa ideia usar legendas salvas para construir várias listas de hashtag que são organizadas por tema ou categoria.

Por exemplo, se você tem uma empresa voltada para o assunto lojas de artesanato, você pode ter várias hashtags para usar em diferentes tópicos.

Alguns podem ser especificamente para as lojas, enquanto outros podem ser sobre artesanato. O segredo é coletá-los e categorizá-los de forma que, quando forem usados ​​em um post, você possa facilmente dizer o que atrai mais engajamento em seu post.

E não se esqueça de usar a hashtag da sua marca sempre que fizer sentido! A primeira etapa para fazer com que outros usuários compartilhem sua hashtag é usá-la você mesmo.

4: Minhas hashtags devem ser visíveis?

De acordo com o Instagram, você pode adicionar hashtags na legenda do post ou nos comentários.

No entanto, ao adicionar hashtags nas legendas, você se beneficiará do envolvimento extra assim que clicar em publicar, em vez de ter que esperar até que seu comentário seja escrito e postado.

Se preferir uma legenda mais organizada, você também pode adicionar quebras de linha entre a parte principal da legenda e as hashtags. Isso manterá suas hashtags bem guardadas, para que você possa manter uma estética mais limpa.

Usar hashtags do Instagram estrategicamente é uma ótima maneira de se conectar com novos clientes, fazendo com que eles encontrem o seu conteúdo e você possa começar a construir um relacionamento de longo prazo com eles, visando gerar novas vendas para o seu negócio.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *