Marketing de influência: O que é, como funciona
julho 19, 2021

Marketing de influência: O que é, como funciona

O Marketing usando influenciadores está cada vez mais popular, como um das estratégias de Marketing digital.

Com ajuda dessa estratégia as empresa utilizam o engajamento de um influenciador digital para se comunicar com o público, divulgar os seus produtos ou serviços.

O objetivo dela é utilizar a influencia dos produtores de conteúdo para convencer os clientes a comprar algum produto.  

Veja como essa estratégia funciona…

O que é Marketing de influência?

O marketing de influência, também conhecido como influencer marketing, é uma estratégia que faz parte do mundo do marketing digital, e ela funciona por meio de produtores de conteúdos que possuem engajamento com o seu público.

Os produtores de conteúdos são conhecidos na internet como influenciadores digitais, com ajuda deles as empresas conseguem criar uma ponte com o  público que segue os influenciadores digitais e que tem uma alta probabilidade de ter interesse em seus produtos ou serviços.

Essa estratégia ajuda na aquisição de novos clientes, gerar confiança e valor para marca e ainda se manter na mente dos clientes existentes. Por isso, é bastante utilizada atualmente.

O que são influenciadores digitais?

Os influenciadores são pessoas que produzem conteúdo para redes sociais e possuem alto engajamento com os seus seguidores.

Eles são chamados de influenciadores pelo fato de que conseguem influenciar os seus seguidores de alguma forma.

Atualmente existem milhares de influenciadores em diversos segmentos como, por exemplo, moda, estética, humor e entre outros.

No Brasil, podemos citar Felipe Neto, Whindersson Nunes, Primo Rico como alguns influenciadores de sucesso.

Como o marketing de influência surgiu?

Apesar do seu sucesso atualmente essa estratégia é muito antiga.

A ideia de utilizar uma pessoa para fazer marketing surgiu no final do século XIX, quando a empresa de Aunt Jemima estampou nas suas embalagens o rosto de Nancy Green, ela era uma ex – escrava e contadora de história.

Entretanto, ela não era famosa naquela época, mas a ideia de usar a imagem de uma pessoa nas embalagens era algo inédito, os consumidores se identificaram com a representação e os resultados foram positivos.

Por meio dessa ação a empresa vendeu mais de 50 mil produtos, com o tempo essa estratégia foi evoluindo até chegar à forma que é utilizada atualmente.

Por que investir no marketing de influência?

Essa estratégia tem promovido excelentes resultados para empresas que investem, criando laços de confiança entre a marca e o consumidor. Além disso, outras vantagens são:

  • Segmentação das ações

Você pode segmentar o público que deseja atingir, pois, os influenciadores apresentam dados sobre o público que eles atingem e você pode direcionar a sua estratégia de acordo com o objetivo e o seu público alvo.

  • ROI Positivo

Esse tipo de marketing consegue proporcionar um excelente ROI (Retorno Sobre o Investimento), por na maioria das vezes ter um investindo baixo, se comparado a uma pessoa famosa e ainda tem uma alta segmentação, já que muitos desses influenciadores atuam em nichos específicos, como cabelo por exemplo. 

Porém, é importante ter um planejamento bem elaborado antes de colocar essa estratégia em prática, é preciso estudar bem o público que acompanha o influenciador, para que divulgue a sua mensagem para pessoas que tem interesse no seu produto ou serviço.

  • Contribui com o engajamento

Geralmente quando um perfil compartilha a publicação de influenciadores, as páginas conseguem aumentar a sua taxa de engajamento, pois, os seguidores costuma engajar mais com esse tipo de conteúdo.

  • Ajuda na decisão de compra

Cada vez mais os consumidores realizam pesquisas antes de comprar um produto, tanto de preço quanto de qualidade do produto, então quando uma pessoa que é referência indica algo, à decisão de compra fica mais fácil, já que você usa a credibilidade e confiança que as pessoas tem no influenciador e transfere para a sua marca ou produto.

Nesse sentindo, a divulgação com influenciadores digitais, feito com os devidos estudos do público alvo, consegue ter uma maior conversão de pessoas impactadas em clientes.

Dicas para você usar corretamente o Marketing de influência

Agora que você conhece os motivos para investir nesse tipo de estratégia, veja como colocá-la em prática corretamente.

  1. Comece analisando o perfil do influenciador que você quer contratar.
  1. Defina corretamente a sua persona (perfil ideial da pessoa que compra os seus produtos e serviços).
  1. Defina o seu objetivo: gerar reconhecimento de marca, lançar um produto, crescer o número de seguidores, vendas, dentre outros.
  1. Escolha o nicho de mercado que deseja atingir,
  1. Explique os objetivos da sua marca para o influenciador.
  1. Defina um orçamento para investir nesse tipo de ação.
  1. Não escolha o influenciador apenas pelo número de seguidores, é preciso que ele esteja alinhado com o seu público e com a sua marca.
    Esse é um ponto de extrema importância, porque se você divulgar produtos de cabelo feminino para um influenciador que fala sobre futebol somente porque tem muitos seguidores, por exemplo, a probabilidade da campanha não dar os resultados esperados é quase certo, já que o seu público não está alinhado com as necessidades que o seu produto resolve.

Conclusão

Essa estratégia está se tornando cada vez mais popular devido ao seu custo beneficio, já que você não tem que pagar um valor alto para uma atriz de novela falar sobre o seu produto, você pode contratar um influenciador de um nicho específico ou da sua própria cidade ou região.

Além de ser mais barato, esse influenciador pode ser visto como um especialista naquele determinado assunto, tendo muito mais influencia na decisão de compra dos seus seguidores do que uma pessoa famosa, por exemplo.

Além disso, essa estratégia ajuda a aproximar a empresa e os consumidores por meio do engajamento do influenciador digital, fazendo com que a sua empresa ganhe seguidores engajados nas redes sociais e, de acordo com a interação com as suas publicações, aumente o seu alcance nas redes sociais.  

Por isso, é importante que todas as empresas invistam nessa estratégia.

Veja como aumentar o seu alcance no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.