A importância do Marketing nas redes sociais
julho 21, 2021

A importância do Marketing nas redes sociais

Publicidade

O marketing nas redes sociais é uma das estratégias de marketing que vem crescendo muito em todo o mundo, principalmente depois da pandemia de Covid 19.

Essa nova forma de publicidade online é importantíssima para as empresas de todos os setores, pois, é uma forma de se aproximar do público-alvo e criar relacionamento com os consumidores por meio das ações que são realizadas nas redes sociais.

Por isso, o número de empresas que estão investindo nas redes sociais é cada vez mais crescente, elas utilizam esses canais para divulgar os seus produtos ou serviços diretamente para o público consumidor.

Entretanto, cada uma delas possui suas próprias características em relação a público, formatos, comunicação e entre outros.

Então, antes de começar a fazer marketing é importante conhecer cada um dos canais que você pretende utilizar e planejar a suas ações de acordo com o seu objetivo.

Saiba um pouco mais como essa estratégia pode te ajudar.

O que é marketing nas redes sociais?

Ele é um conjunto de estratégias que são utilizadas pelas empresas dentro das redes sociais, o objetivo é atrair, gerar engajamento com o público, que são potenciais clientes e consequentemente gerar conversões em vendas.

Tudo isso acontece porque as ações aplicadas ajudam as empresas a se tornarem mais conhecidas e relevante para o público.

Entretanto, existem algumas pessoas que acreditam que o marketing nas redes sociais é uma atividade que funciona apenas com a publicação de posts no feed. Mas na verdade, existem diversas etapas envolvidas:

  • Planejamento das estratégias,
  • Criação do conteúdo,
  • Interação com o público-alvo,
  • Anúncios pagos,
  • Monitoramento das campanhas,
  • Otimização das estratégias.

Essas são etapas que fazem parte das estratégias de marketing que são aplicadas nas redes sociais.

Por que investir em marketing nas redes sociais?

As redes sociais, desde que foram criadas, passou a fazer parte do dia a dia das pessoas. Hoje, segundo pesquisas as pessoas passam em média 150 minutos por dia nas redes sociais, ou seja, os seus clientes estão lá, então é importantíssimo que a sua empresa também tenha planos e estratégias de marketing digital. 

As redes sociais promoveram uma aproximação com os consumidores como nunca havia acontecido antes, melhorando consequentemente a relação entre a empresa com os seus consumidores.  

Os benefícios proporcionados são:

  • Promove o engajamento com o público

As estratégias utilizadas geram engajamento com público-alvo por meio de curtidas, comentários, compartilhamento, envio de mensagens e entre outras formas.

Com isso, o consumidor fica mais perto da sua marca enquanto está acessando as redes sociais.

  • Promove a humanização da marca

Com as redes sociais você tem a oportunidade de mostrar que a sua empresa é formada por uma equipe. 

Através delas você pode mostrar os bastidores e usar uma linguagem informal para conversar com o seu público, criando assim um vínculo afetivo com os seus seguidores e potenciais clientes.

  • As redes sociais geram tráfego e conversões

As redes sociais podem ser utilizadas para gerar mais tráfego para o seu site, página de captura ou página de vendas, gerando assim conversões para a sua estratégia de marketing.

  • Os anúncios nas redes sociais podem ser segmentados

As redes sociais permitem que os anúncios sejam segmentados de acordo com o público-alvo, permitindo que você defina desde a faixa etária até interesses bem específicos, aumentando muito a sua eficaz, já que a sua mensagem chega as pessoas que tem um perfil bem próximo ao dos seus clientes.

Como fazer marketing nas redes sociais?

Saiba como o algoritmo do Instagram funciona

Observe algumas dicas para fazer um planejamento de marketing para usar nas suas redes sociais.

  • Defina os seus objetivos

Antes de começar é preciso você definir qual será o seu objetivo nas redes sociais.  Você pode utilizá-las para diversos objetivos como:

Aumentar as vendas;

Gerar novos cadastros;

Aumentar o engajamento com a marca.

  • Crie uma persona para sua estratégia

Depois de definir o seu objetivo é preciso definir a persona da sua estratégia de marketing.  Para isso, leve em consideração informações importante do seu público como, por exemplo:

Idade;

Sexo;

Interesses;

Como seu produto pode ajudar o seu público,

  • Defina as redes sociais adequadas para sua empresa

Você não precisa estar presente em todas as redes sociais para divulgar a sua empresa, basta apenas ter um perfil ativo nas redes sociais que você consegue administrar.

Pesquise com os seus clientes qual rede social eles mais usam e foque suas energias para construir um perfil que ajude e informe seus seguidores, assim ficará mais fácil definir estratégias e engajar com o público.

  • Produza conteúdo relevante para o seu público

Para gerar engajamento com o público é importante produzir conteúdo relevante para o seu cliente ideal.

O conteúdo pode ser usado para educar, informar, entreter ou fazer uma oferta.

Mas lembre-se que somente postar propaganda no seu perfil não vai ajudar muito, já que as pessoas não vão querer seguir o perfil da sua empresa, por não tem nada de relevante para elas.

Além do seu engajamento cair e consequentemente o alcance das suas publicações.

Pode te interessar: Pilares de conteúdo para rede social

  • Crie um calendário editorial

Manter um perfil ativo nas redes sociais não é uma tarefa fácil, exige um esforço diário.

Para ajudar na produção de conteúdo é importante criar um calendário editorial, ele serve para orientar sobre as publicações do período como, por exemplo, semanal, mensal e trimestral.

Além disso, ele também ajuda na criação de posts, agendamentos e relatórios para ver como sua estratégia está funcionado.  

Conclusão

O marketing nas redes sociais não é apenas para “estar nas redes sociais” ele ajuda pessoas que ainda não conhecem o seu negócio a te encontrar, cria um vinculo com os seus seguidores e futuros clientes, permitindo que gere vendas e principalmente tenha uma recorrência, ou seja, as pessoas compra mais vezes o seu produto ou serviço.

Nesse tipo de marketing você vai estar sempre trazendo novos potenciais clientes para perto de você, consegue aquecer os seguidores até o momento de compra, além de estar sempre na cabeça deles, para quando precisarem do seu produto ou serviço você seja a primeira pessoas que eles vão lembrar.

E o melhor, você pode fazer isso com um baixo investimento.

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *