É assim que o algoritmo do Instagram funciona em 2022
dezembro 24, 2020

É assim que o algoritmo do Instagram funciona em 2022

Como o algoritmo do Instagram realmente funciona?

Desde que o Instagram mudou a ordem cronológica, esse problema causou muita confusão.

Nesta postagem do blog, vou compartilhar como o algoritmo do Instagram é usado para posts de feed, stories, explorar, vídeos IGTV e Reels.

Além disso, você vai descobrir os principais truques que usamos para hackear o algoritmo do Instagram para que você possa aumentar o envolvimento e engajamento da sua empresa e postagens.

Índice:

Índice:

1- Como funciona o algoritmo do Instagram para postagens de feed em 2021 2 – Como funciona o algoritmo do Instagram para Stories
3 – Como funciona o Explorar
4 – IGTV Vídeos e Reels
5 – 7 maneiras de melhorar sua classificação com o algoritmo do Instagram

Algoritmo do Instagram em 2022

Se você já passou algum tempo no Instagram, sabe que o algoritmo se comporta de uma maneira misteriosa.

Mas depois de entender como funciona o algoritmo, você pode ajustar sua estratégia de conteúdo para obter resultados extraordinários.

Pronto para saber tudo sobre o algoritmo do Instagram em 2021? Aqui está tudo o que você precisa saber:

Como funciona o algoritmo do Instagram para postagens de feed

De acordo com o Instagram, existem 6 fatores chave que influenciam o algoritmo do Instagram, para postagens de feed:

  • Interesse
  • Relacionamento
  • Timeliness
  • Frequência
  • Following
  • Usage

Fator 1: Interesse

Seu feed do Instagram não se baseia apenas em quem você segue, mas também nas contas e nos tipos de postagens que você gostou de acordo com o seu histórico.

Quanto mais o algoritmo do Instagram pensa que você vai “gostar” de um certo tipo de postagem, mais bem posicionado ele aparecerá no seu feed.

Basicamente, o que você vê no seu feed do Instagram é uma combinação de todos os seus comportamentos dentro do Instagram. As contas com as quais você mais interage, as pessoas com as quais você foi marcado nas fotos e, claro, o tipo de postagem que você gosta e sobre as quais comenta.

É por isso que ter consistência no Instagram é tão importante.

Ele envia sinais positivos para o algoritmo do Instagram – e dá ao seu público mais oportunidades de interagir com o seu conteúdo.

Engajamento no instagram

Quais engajamentos são mais importantes para o algoritmo do Instagram?

Quando se trata de feed, sabemos que o algoritmo prioriza o conteúdo que recebe mais engajamento.

Mas quais são as métricas mais importantes de engajamento?

De acordo com o Instagram, os engajamentos mais importantes para a classificação do feed são comentários, curtidas, compartilhamentos e, para postagens de vídeo, visualizações, o que é muito útil saber enquanto você planeja seu conteúdo e legendas.

Embora não esteja listado acima como um indicador-chave de envolvimento, também pode valer a pena otimizar seu conteúdo para salvamentos – especialmente como testes, já que o Instagram vem ocultando curtidas.

Fator 2: Relacionamento

O algoritmo do Instagram prioriza as postagens de seus amigos, familiares e contas importantes para você.

Portanto, para que o Instagram mostre o que você deseja (o que você realmente, realmente deseja), o algoritmo usa suas interações para descobrir quem está mais próximo de você.

Thomas Dimson, um engenheiro de software do Instagram, compartilhou como o Instagram poderia teoricamente descobrir quem você mais gosta, com base em como você usa o aplicativo:

  • Pessoas cujo conteúdo você gosta (incluindo Stories e Lives)
  • Pessoas com quem você troca mensagens
  • Pessoas que você pesquisa
  • Pessoas que você conhece na vida real

O Instagram tentará calcular essa relação e seu nível de interesse assim que você seguir alguém novo, veiculando o conteúdo em seu feed.

Fator 3: Oportunidade

O algoritmo não apenas presta atenção em quanto envolvimento sua postagem teve no Instagram, mas também verifica há quanto tempo a foto foi postada.

O algoritmo do Instagram está começando a se importar cada vez mais em quando você posta, porque ele sempre quer entregar as postagens mais recentes e interessantes.

Ao encontrar o seu melhor horário para postar no Instagram, você pode “hackear” o algoritmo para aumentar seu alcance e obter mais curtidas e seguidores.

Se você postar em um momento em que a maioria de seus seguidores estão online, você terá uma chance muito maior de ter um maior engajamento com a sua publicação, aumentando assim a quantidade de posts que aparecem para aquela pessoa e as chances de mostrar os seus posts para mais seguidores, já que quem está vendo suas publicações estão gostando.

Fator 4: Frequência

Com que frequência você abre o aplicativo do Instagram?

Se você acessa frequente, seu feed parecerá mais cronológico, pois o Instagram tenta mostrar as melhores postagens desde sua última visita.

Se você verificar o aplicativo Instagram com menos frequência, seu feed será classificado de acordo com o que o Instagram acha que você vai gostar, em vez de cronologicamente.

Fator 5: Seguindo

Quantas pessoas você segue no Instagram?

Se você segue muitas pessoas, o Instagram tem mais opções para escolher, então provavelmente você não verá todas as postagens de todas as contas.

Por outro lado, pode valer a pena remover sistematicamente seguidores inativos, fakes ou “fantasmas”.

Se uma grande porcentagem de seus seguidores estiverem inativos, eles podem estar fazendo mais mal do que bem para a sua classificação no algoritmo.

Bem como seguidores que não se interessam pelo seu conteúdo, por isso é melhor você ter menos seguidores, mas que gostam do assunto que você posta.

Caso você esteja interessado em ter seguidores somente por métricas de vaidade, isso certamente vai te prejudicar.

Fator 6: Uso

Se você passa muito tempo no Instagram, verá mais postagens à medida que o Instagram se aprofunda em seu catálogo.

Se você passar menos tempo, pode até ficar sem conteúdo novo para ver. Quando isso acontecer, o algoritmo mostrará a você o conteúdo sugerido de novas contas – com base em suas interações anteriores.

No entanto, se você passar apenas alguns minutos no aplicativo a cada dia, você obterá apenas os destaques do dia a partir do algoritmo.

Como funciona o algoritmo do Instagram para Stories

Normalmente, os Stories do Instagram que aparecem no início do seu feed são de contas com as quais você mais se envolve, seja por meio de curtidas, comentários, visualizações de Stories, reações ou mensagens no direct.

O algoritmo dos Stories também coloca muito foco na frequência, pois quer ter certeza de estar sempre mostrando as últimas novidades de suas contas favoritas.

Se você se engajar regularmente com uma conta, os novos Stories deles serão colocados em primeiro lugar no seu feed sempre que eles postarem – mesmo que você tenha assistido a todos os Stories do dia anterior.

Portanto, com isso em mente, é uma boa ideia postar consistentemente nos Stories do Instagram.

Ao postar com mais frequência, você tem uma chance maior de alcançar os espectadores enquanto eles navegam – e quanto mais visualizações você obtiver, melhor será sua classificação.

Como funciona o algoritmo do Instagram na função Explorar

No geral, a página Explorar e o algoritmo de feed são bastante semelhantes – ambos oferecem conteúdo que o Instagram acredita que você terá mais interesse, com base em suas interações anteriores.

No entanto, seu feed será composto de conteúdo de contas que você já segue, enquanto o feed do Explorar consistirá quase inteiramente de conteúdo de novas contas.

A página Explorar está em constante evolução, com novas categorias de tópicos e funcionalidades de pesquisa avançada sendo introduzidas o tempo todo.

Por exemplo, agora você pode pesquisar por palavras-chave, bem como hashtags, para descobrir feeds de conteúdo relevante.

Isso sugere que o algoritmo da página Explorar leva em consideração muito mais do que apenas as tags em suas postagens, como o conteúdo visual real e as palavras em sua legenda.

Felizmente, colocar suas postagens na página Explorar do Instagram não é tão difícil quanto você pode imaginar.

O algoritmo da página Explorar está essencialmente tentando servir às pessoas o melhor e mais relevante conteúdo. Portanto, ao compartilhar continuamente um ótimo conteúdo com legendas fortes e hashtags de nicho, você já está contribuindo para a classificação da página Explorar.

Da mesma forma, a página de resultados de hashtags prioriza as postagens de melhor desempenho que incluem sua tag pesquisada.

Essas postagens são selecionadas com base no envolvimento (quantas curtidas e comentários a postagem recebeu) e a competição pela hashtag.

Os resultados da pesquisa serão os mesmos para todos os usuários que pesquisarem uma hashtag específica, enquanto a página Explorar principal é adaptada aos seus interesses individuais.

DICA: se você quer aparecer na página Explorar do Instagram, é mais importante do que nunca focar em seus tópicos de nicho e usar hashtags para ajudar a categorizar suas postagens.

Como funciona o algoritmo do Instagram para vídeos Reels e IGTV

Para vídeos IGTV e Reels, o algoritmo é relativamente semelhante ao algoritmo de feed do Instagram.

O conteúdo é geralmente priorizado com base nas contas com as quais você mais interage e no tipo de postagens com as quais você normalmente se envolve.

Além do feed inicial, o Instagram oferece vídeos IGTV sugeridos e Reels na página Explorar relevantes.

Isso é baseado no que o Instagram acha que você vai gostar, com base em inteligência artificial.

Então, como você pode dar aos seus Reels e IGTV uma maior chance de serem vistos por públicos novos (e existentes)?

O truque é dar a eles o máximo de ajuda possível.

Para vídeos IGTV, você pode compartilhar uma prévia de 1 minuto em seu feed do Instagram – aumentando a exposição inicial e fornecendo um sinal positivo para o algoritmo, de acordo com que tem mais visualizações e as pessoas assistem por mais tempo.

Para os Reels, sempre compartilhe-os em seu feed principal do Instagram e inclua várias hashtags para aumentar a chance de alcançar mais pessoas.

7 maneiras de melhorar sua classificação no algoritmo do Instagram

Se você quer melhorar sua classificação no algoritmo do Instagram, a melhor coisa a se fazer é ter o máximo possível de interações (curtidas, comentários, mensagens diretas, salvamentos e compartilhamentos).

E ao construir um bom relacionamento com a sua comunidade existente, você logo perceberá que seu conteúdo está sendo divulgado para novos públicos.

Aqui estão 7 maneiras de melhorar sua classificação no algoritmo e alcançar novos públicos:

1: incentive mais interações com os adesivos do Instagram

Os adesivos de Stories são uma ótima maneira de incentivar o envolvimento do público – e quanto mais envolvimento suas postagens tem, mais elas serão impulsionadas pelo algoritmo do Instagram.

Existem muitos adesivos no Instagram, mas os melhores para impulsionar o engajamento são a enquete, o controle deslizante de emoji e os adesivos de perguntas.

Os adesivos de controle deslizante de enquete e emoji são uma maneira rápida e fácil de conquistar um engajamento e funcionam para quase todas as empresas e marcas.

Os adesivos de perguntas podem não ser tão rápidos para participar, mas são ótimos em gerar envolvimento genuíno com o seu público, o que é altamente valioso para o algoritmo do Instagram.


2: Promova conversas com legendas e comentários envolventes

O Instagram confirmou que os comentários são muito importantes quando se trata de classificação do feed – por isso, é uma ótima ideia incentivar o máximo possível na suas postagens.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é escrever boas legendas que gerem envolvimento.

Incluir uma chamada para ação no final da legenda do seu post pode ajudar muito quando se trata de gerar mais interações.

Isso pode ser tão simples quanto pedir aos seus seguidores que compartilhem seus pensamentos ou sentimentos, toque duas vezes se eles concordarem, marque um amigo nos comentários ou compartilhe com você a opinião deles.

3: Use os recursos mais recentes do Instagram

Outra maneira rápida de ganhar pontos com o algoritmo?

Use e abuse de todos os recursos mais recentes do Instagram!

O Instagram sempre dará as suas novas funcionalidades (como Instagram Reels), uma ajudinha para impulsionar a adoção, por isso é uma boa ideia usar e abusar das últimas tendências e aproveitar esse impulso extra.

4: otimize sua estratégia de hashtag

Adicionar hashtags às suas postagens é uma das maneiras mais eficazes de alcançar mais pessoas no Instagram, o que significa mais “visualizações” para o algoritmo levar em consideração.

E com uma boa estratégia de hashtag, você não alcançará apenas mais pessoas – você alcançará pessoas que são relevantes para o seu negócio e com maior probabilidade de se envolver com seu conteúdo.

Uma maneira de descobrir novas hashtags para seus posts é pesquisas em posts relacionados ao assunto que você quer postar.

Gaste alguns minutos pesquisando seus concorrentes e posts similares e garimpe as melhores hashtags para os seus posts.

Mas lembre-se nem sempre a que tem maior quantidade de pessoas será a mais relevante para a sua publicação. Nessas hashtags normalmente a concorrência é maior e logicamente mais difícil de se posicionar bem.

E se você colocar uma hashtag somente porque tem muitas pessoas, a chance de ter um engajamento ruim é muito maior, ou seja, vai mais atrapalhar do que ajudar.

5: Divulgação cruzada do seu conteúdo

Se você está procurando uma forma fácil e rápida de impulsionar sua classificação no algoritmo, a divulgação cruzada de seu conteúdo do Instagram é uma ótimo forma de começar.

À medida que o seu Instagram cresceu, também cresceu o número de canais com os quais você pode compartilhar conteúdo: feed, histórias, IGTV e Reels.

E, graças a esses diferentes canais de publicação, você pode usá-los estrategicamente para direcionar diferentes públicos para seu conteúdo mais recente.

Isso pode ser tão simples quanto compartilhar uma prévia atraente de um vídeo do IGTV em seu feed ou até mesmo adicionar uma postagem de feed aos stories com um GIF “Toque aqui”.

6: Mantenha-se informado sobre seus Directs

Assim como comentários e curtidas, as mensagens por Direct são um forte indicador de envolvimento para o algoritmo do Instagram.

Você deve ter notado que as contas que você conversa através do Direct com mais frequência são colocadas na frente de seu Feed e Stories – o algoritmo do Instagram está trabalhando para servir o melhor conteúdo para você, que ele acha que você deseja ver e que vai fazer com que você passe a maior quantidade de tempo possível na rede social.

Uma maneira de usar isso a seu favor é convidar regularmente seu público para lhe enviar alguma mensagem por Direct, perguntas ou comentários – ou encorajando “reações rápidas através dos emoji”.

7: Use o Instagram Analytics para ver o que está funcionando

Rastrear e monitorar o desempenho do seu conteúdo no Instagram é uma das maneiras mais confiáveis ​​de lidar com o algoritmo e saber onde você deve colocar mais energia.

Ter uma melhor compreensão do que está funcionando (e do que não está) ajudará você a criar um plano de marketing bem ajustado, economizando tempo e esforço a longo prazo.

Mas mergulhar em seu Instagram Analytics significa mais do que apenas descobrir qual foto, vídeo ou stories tiveram o melhor desempenho. Compreender verdadeiramente o desempenho do seu conteúdo – rastreando as principais métricas ao longo do tempo – é vital para saber o que ajuda a melhorar sua classificação.

Qualquer que seja a tática que você escolher para melhorar sua classificação no Instagram em 2021, o mais importante é manter o envolvimento com seu público no centro de sua estratégia.

Construir um relacionamento genuíno com seus seguidores é a maneira mais poderosa de “hackear” o algoritmo e, o mais importante, fará maravilhas para sua marca também.

Gostou do conteúdo? Bom, ele pode ajudar outras pessoas também, então compartilhe e enviei para quem você acha que será importante.

Ah, e não se esqueça de deixar a sua opinião e experiências nos comentários, certamente ela vai ajudar outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.