Domine o Instagram: 6 Estratégias para Criar Vídeos Virais
agosto 16, 2023

Domine o Instagram: 6 Estratégias para Criar Vídeos Virais

Anúncios

Atualmente, o Instagram oferece três formatos distintos para conteúdo em vídeo: Reels, Lives e Stories.

A presença de conteúdo em vídeo na plataforma aumentou consideravelmente nos últimos anos. Atualmente, cerca de 91% dos usuários do Instagram relatam que assistem a vídeos diariamente.

A diversidade de formatos de vídeo disponíveis na plataforma pode parecer desafiadora para quem produz conteúdo, no entanto, também introduziu novas oportunidades para os profissionais de marketing contarem suas histórias e alcançarem seu público-alvo.

Qual formato de vídeo do Instagram é mais adequado para a sua marca? Pode ter espaço em sua estratégia de rede social para todos esses formatos, ou você pode optar por se concentrar em apenas alguns.

Neste guia, abordaremos detalhadamente os recursos, especificações e melhores práticas para cada tipo de vídeo. Além disso, compilamos ferramentas que simplificam significativamente a criação de conteúdo em vídeo para o Instagram.

Formatos de Vídeo do Instagram 

Reels, Stories, Lives, uau! Se você está interessado em mergulhar no mundo do vídeo no Instagram, reunimos uma análise simples dos formatos atuais para te ajudar.

Os Stories 

Inspirado pelo Snapchat, os Stories do Instagram são vídeos curtos que desaparecem após 24 horas. Embora originalmente fossem limitados a 15 segundos, agora podem ter até 60 segundos de duração.

Os Stories podem ser gravados ao deslizar para a direita na tela inicial ou ao tocar no ícone para criar um Stories. Você também pode carregar conteúdo diretamente de sua Biblioteca de Fotos e vídeos.

Além disso, você tem a opção de adicionar elementos interativos, como filtros, emojis, tags e adesivos a cada stories. Diversas marcas – cerca de quatro milhões por mês, de acordo com as estatísticas do Instagram – têm explorado novas formas de usar esses recursos, desde enquetes até sessões de perguntas e respostas, além de tags de produtos.

Dicas para stories no Instagram

  • Os stories são um dos poucos lugares no Instagram onde os usuários podem postar links para fora do Insta. Para as marcas, os links permitem um mundo de opções para gerar leads e conversões orgânicas.
  • Mais de 50% das pessoas entrevistadas pelo Facebook dizem que visitaram o site de uma marca depois de ver um stories.
  • Apesar de sua característica curta e direta, o Stories continua sendo um dos recursos mais populares da plataforma.

Lives ao vivo

As lives do Instagram permitem que os usuários transmitam vídeos diretamente para os feeds de seu público. Marcas e criadores de conteúdo têm usado as Lives para realizar workshops, entrevistas e muito mais.

Inicie uma transmissão ao vivo deslizando para a direita ou tocando no ícone de mais e alternando para Ao vivo. As transmissões ao vivo podem durar até quatro horas e podem ser hospedadas por uma ou duas contas.

Quando uma conta entra ao vivo, ela aparece na frente da barra de stories com um ícone ao vivo. Depois de concluídos, os vídeos do Instagram Live podem ser compartilhados por 30 dias antes de serem excluídos.

Dicas de live no Instagram

  • Ao entrar ao vivo, você poderá ver quantas pessoas estão assistindo ao seu stream na parte superior da tela. Você também pode revisar as análises do Instagram Live para entender o alcance e o engajamento da sua live.
  • Seu público também pode interagir com você adicionando comentários ou reações de emoji. Ou comprando crachás que mostram ícones de coração ao lado de seus nomes nos comentários.
  • Os hosts do Instagram Live podem fixar comentários, desativá-los ou configurar filtros de palavras-chave para moderar os comentários.
  • Faça uso dos recursos do Live Shopping para permitir que os usuários comprem durante seu stream! Marque produtos relevantes e eles aparecerão na parte inferior da tela.
  • O Instagram Live também oferece suporte a doações, portanto, organizações sem fins lucrativos nas mídias sociais e criadores podem usar esse meio para arrecadar fundos.

Carrossel do Instagram

Reels é o formato de vídeo com maior propagação do Instagram.

Quando foram introduzidos pela primeira vez, os Reels eram a resposta do Instagram ao TikTok. Mas em 2022, o Instagram anunciou que todas as novas postagens de vídeo com menos de 15 minutos seriam compartilhadas como Reels.

Se você gravar usando a câmera do Instagram, seu Reel pode ter de 15 a 90 segundos de duração.

No entanto, se você estiver enviando Reels por meio de uma ferramenta de agendamento de terceiros, como o Etus, seu Reel pode ter de  3 segundos a 15 minutos de duração.

Os efeitos de gravação incluem texto cronometrado, filtros, modo de tela verde, timer e controles de velocidade e acesso a uma biblioteca de áudio.

Dicas de vídeo do Instagram Reels

  • Os reels gravam no modo retrato vertical (9:16) e são exibidos nos feeds dos usuários, na página Explorar e em uma guia no perfil exclusiva.
  • Os reels podem incluir legendas, hashtags e, mais recentemente, tags de produtos.
  • As pessoas podem interagir com os Reels curtindo, comentando ou compartilhando em Stories e mensagens.

6 dicas para criar vídeos virais no Instagram 

Cada formato de vídeo do Instagram é diferente, mas essas práticas recomendadas se aplicam a todos eles.

Comece com um gancho

Como regra geral, você tem três segundos para impedir que as pessoas pulem o seu vídeo ou saiam do seu perfil.

Certifique-se de dar às pessoas um motivo para continuar assistindo, você tem que dizer algo impactante logo nos primeiros segundos, seja algo curioso, controverso ou que desperte o interesse do seu público alvo e que tenha um visual atraente do que está por vir.

Além disso, não subestime a importância de uma legenda. Se o seu vídeo não chamar a atenção, a legenda é sua segunda chance.

Crie seu material de acordo com o formato

Pode parecer lógico, e embora a maioria das pessoas use intuitivamente o modo retrato ou selfie ao gravar com seus telefones, essa não é a melhor prática para o vídeo do Instagram.

A maioria das pessoas visualiza o vídeo do Instagram no celular, o que significa que é melhor filmar na orientação vertical.

O formato stories e reels gravados diretamente no aplicativo, já está no formato correto, mas é preciso ter um cuidado especial em materiais produzidos em outros aplicativos ou softwares.

O carrossel por exemplo, tem um formato específico para feed e pode ser usado até 10 imagens para desenvolver o seu conteúdo, então é preciso planejar e se atentar a esses detalhes

Gere valor para a sua audiência

Para manter a atenção do espectador, você precisa fazer com que valha a pena ver o seu material. Tente entreter seu público por meio de algo cômico, histórias, conversas cativantes ou com sua personalidade magnética. 

Você pode dar dicas e truques, instruções ou informações instigantes.

Em cada vídeo do Instagram, sua proposta de valor deve ser simples e clara. É melhor você INVESTIR mais tempo para produzir um conteúdo de qualidade e que vai agregar valor na vida da PESSOA que vai ver o seu conteúdo, do que postar algo só por postar.

Ao postar um conteúdo que vale a pena ser visto, mais pessoas vão interagir, curtir e compartilhar, ou seja, os algoritmos da rede social vão entender que é um conteúdo interessante para ser impulsionado. 

Aí que a mágica acontece.

Agora, quando você posta só para cumprir seu compromisso do dia, você pode estar apenas enchendo a rede social de lixo e perdendo o seu tempo, que poderia estar sendo usado para algo mais importante.

Antes de começar a criar um vídeo, pense qual será o objetivo dele, seja entreter ou informar algo e faça o melhor conteúdo possível. 

Além disso, já pense no seu gancho, que vai chamar a atenção para a pessoa veja o vídeo todo.

Se você cumprir essas etapas, certamente verá mais visualizações, engajamento e compartilhamentos.

Agende seu conteúdo com antecedência

Para alimentar as suas redes sociais é super importante ter um calendário do que vai ser postado em cada dia e já ter o conteúdo da semana programado.

Uma das piores coisas que você pode fazer é deixar para decidir e fazer o conteúdo no dia da postagem, isso é um convite para não fazer e para criar conteúdos ruins.

Você pode usar o Etus para agendar os seus posts no Instagram e em outras redes sociais.

Agendar os posts vai ajudar a postar o seu conteúdo quando o seu público-alvo estiver mais ativo, sem que você tenha que ficar se preocupando com isso. 

Também vai ajudar a melhorar a qualidade do seu conteúdo, dando a você mais tempo para planejar.

Usar som e legendas

Segundo o Instagram, 60% das pessoas assistem Stories com som. Mas há muitas razões pelas quais as pessoas podem assistir a vídeos com o som desligado, incluindo contexto e deficiências auditivas.

Além disso, as pessoas estão com a sua atenção cada vez mais dispersa e quanto mais dinâmico o seu vídeo for maior será a sua retenção, então usar sons e conteúdos dinâmicos vão ajudar a dar um toque especial aos seus vídeos, além de incluir legendas para tornar seu vídeo mais acessível. 

Hoje a maioria dos editores de vídeos, como o CapCut, que usa inteligência artificial para gerar legendas automaticamente, facilitam muito a nossa vida.

Mas é importante corrigir as legendas, já que sempre vão precisar de alguns ajustes.

Poste regularmente

O objetivo das redes sociais é manter as pessoas na plataforma pelo maior tempo possível, então se você se atentar às dicas que passamos acima e postar regularmente, pode ter certeza que os algoritmos vão te recompensar.

No mais, a melhor maneira de construir uma audiência é postando com frequência.

Crie e compartilhe uma programação com seu público para que eles saibam quando esperar sua próxima live no Instagram. Ou desenvolva uma série de vídeos que seus seguidores possam esperar e acompanhar regularmente. 

Além disso, tente postar quando seus seguidores estiverem mais ativos online, você pode ver isso através dos seus relatórios nas redes sociais.

Uma dica bem legal é criar um adesivo de contagem regressiva em seus stories para criar expectativa para uma live ou para o seu próximo vídeo.

Anúncios