7 dicas para criar vídeos impecáveis no Instagram
fevereiro 18, 2021

7 dicas para criar vídeos impecáveis no Instagram

Com inacreditáveis 1 bilhão de usuários ativos todos os meses, o Instagram se tornou um ótimo local para empresas dos mais variados setores, afinal com todo esse público, o seu cliente certamente estará lá a sua espera.

Por isso o Instagram é hoje uma das plataforma preferidas para pequenas e grandes empresas, que viram na rede social uma oportunidade de estar mais perto dos seus clientes.

Certamente você já está aproveitando todo o poder do Instagram para promover você ou a sua marca. E provavelmente você faz isso através dos formatos de conteúdo mais populares da rede social, fotos ou imagens.

Mas embora as imagens funcionem muito bem para divulgar o seu negócio, a produção de conteúdo baseado em vídeo tem ganhado cada vez mais a atenção das pessoas, basta olhar o sucesso das funções stories e IGTV na plataforma, além de aplicativos como TikTok, Kwai… 

Uma estratégia eficiente de marketing usando vídeos no Instagram pode ajudar muito a melhorar o seu alcance, engajamento e consequentemente a quantidade de pessoas que conhecem a sua marca, principalmente pela possibilidade da sua publicação se tornar viral.

Mas você sabe como desenvolver uma estratégia de marketing através de vídeos no Instagram para o seu negócio? Então continue lendo para descobrir como criar vídeos atraentes que vão criar um engajamento muito maior com o seu público alvo:

Primeiro passo: Tenha em mente qual será a sua estratégia

1. Tenha um objetivo em mente

Pode parecer óbvio, mas a maioria das pessoas saem gravando vídeos e criando conteúdos sem saber o que estão fazendo, ou seja, sem ter uma estratégia com um objetivo em mente.

E claro, a chance de dar errado é muito grande.

Antes de começar a gravar qualquer vídeo, é essencial que você pense em qual é o objetivo do seu vídeo.

  • Você está fazendo um vídeo para que mais pessoas te sigam? 
  • Direcionar alguém para a sua loja virtual? 
  • Ensinar alguém a fazer algo? 
  • Ou você está fazendo um vídeo para manter os seus seguidores engajados com você?

Descobrir o propósito do seu vídeo antes de partir para a ação é essencial porque impactará diretamente no conteúdo que você vai gerar, quais técnicas de edição você usa e quais estratégia você usa para chamar a atenção.

2. Chame a atenção logo de cara

Após definir qual a sua estratégia e qual será a melhor ferramenta a ser usada (stories, feed ou IGTV), é hora de pensar como vai chamar a atenção das pessoas logo de cara.

São postados bilhões de conteúdos todos os dias no Instagram e se você não planejar como vai chamar a atenção das pessoas, certamente passará despercebido para os usuários.

Os algoritmos do Instagram trabalham para definir qual é a melhor publicação para mostrar para as pessoas, ou seja, se o seu post chamar muita atenção e tiver um bom engajamento a rede social vai distribuir o seu post para mais pessoas que já te seguem e para pessoas que não te seguem, através da página explorar e feed de pessoas que tenham interesse naquele tipo de publicação.

Entendeu a importância de criar posts que chamem a atenção e tenha um bom conteúdo?

É melhor você gastar um pouco mais de tempo e fazer um bom trabalho, do que sair publicando qualquer coisa só para “encher linguiça”.

A melhor maneira de prender a atenção dos seus espectadores é começar com uma cena atraente e um texto que prenda a atenção deles. 

Comece a observar o que chama a sua atenção quando está na página explorar e analise os posts que tiveram mais engajamento no seu perfil e no dos concorrentes, assim você terá ideia do que esta funcionando.

E lembre-se de usar texto, por que? Os vídeos do Instagram são silenciados por padrão, então textos e legendas permitirão que você transmita sua mensagem, mesmo que os usuários assistam sem som.

Porém, tenha cuidado, usar muito texto em seus vídeos pode deixá-lo poluído, seja minimalista, porque se as pessoas tiverem que ficar pensando para entender o que você quer dizer, elas vão preferir pular para o próximo post.

Outra maneira de captar a atenção dos usuários é criar um vídeo com algum movimento nos primeiros segundos. Como o movimento atrai naturalmente a atenção das pessoas, um vídeo dinâmico o ajudará a interromper a rolagem e assistir ao seu conteúdo.

Você pode dar uma olhada nesses aplicativos para criar vídeos animados.

Dicas, ferramentas e técnicas para criar ótimos vídeos

Agora que você já sabe a estratégia que vai usar e que é importante criar bons conteúdos, que vão ajudar e chamar a atenção das pessoas, é hora de ir para a prática.

Por isso reuni algumas técnicas que vão te ajudar a gravar ótimos vídeos.

Etapa 1: Tenha um script

Antes de começar a gravar o seu vídeo é importante que você tenha um roteiro de tudo o que precisa comunicar.

Mas, calma!

Não precisa ser um roteiro de novela com cada palavra que você tem que dizer.

Ter um roteiro é importante porque vai servir de guia para você, dessa forma você fará um vídeo mais fluido e dinâmico e não vai esquecer de dizer nada que precisava comunicar.

Você pode fazer uma lista com os tópicos que você precisa falar no seu vídeo e, antes de começar a gravar, pode ir treinando para que soe mais natural quando for para a ação.

Etapa 2: Storyboard

Agora que você concluiu seu roteiro, é hora de planejar como criará o seu vídeo usando um storyboard.

Enquanto muitas pessoas pulam esta etapa e vão direto para a filmagem, é melhor primeiro desenhar como você vai filmar seu vídeo, para que você não perca tempo cometendo erros e produzindo muitas filmagens que não usará.

Um storyboard é um guia essencial que visualiza como seu vídeo irá progredir e que tipos de tomadas você deseja usar. Pense em um storyboard como instruções sobre como construir uma prateleira. Claro que você poderia despejar todas as peças e tentar descobrir conforme você faz, mas é mais rápido e mais confortável se você seguir as instruções, para que o produto acabado saia exatamente como você deseja.

Etapa 3: Equipamento

Com o seu script, cenário e tudo mais planejado é hora de começar a gravar.

Algumas pessoas gravam diretamente no aplicativo do Instagram. Mas isso acaba te limitando, já que tem poucas opções de edição.

A melhor forma é você gravar com o aplicativo do seu celular ou câmera, já que depois você terá uma maior liberdade para fazer as suas edições.

Hoje a maioria dos celulares tem uma boa câmera e consegue fazer boas fotos e vídeos, mas se atente ao cenário e a iluminação, para que o resultado final seja bom, e claro, melhore sempre que possível.

Outro ponto de atenção é o áudio do seu vídeo.

Um vídeo com imagem ruim as pessoas conseguem ver e entender a sua mensagem, mas se tiver um áudio ruim, a taxa de abandono do seu vídeo será muito grande.

Então se atente a qualidade final do áudio e caso necessário, invista em um gravador. Uma ótimo opção é o Zoom H1n, ele tem um ótimo custo beneficio, e se fazer sentido para você o investimento, faça.

Etapa 4: Filmagem

Agora é hora de se divertir!

É muito comum ficarmos apreensivos, com vergonha, pensando o que as pessoas vão dizer…

Mas se livre da vergonha e de suas amarras e se divirta gravando.

Quanto mais leve você se sentir, mais espontâneo você vai ser e melhor será o seu vídeo.

Uma dica é imaginar que está conversando com o seu melhor amigo, se for preciso coloque até uma foto dele na lente da câmera, isso vai fazer com que você se sinta mais avontade.

Outro ponto importante é você olhar para a câmera do celular, a princípio pode parecer estranho, mas quando você olha para a lente vai dar a impressão que você está olhando nos olhos da pessoas que está assistindo ao seu vídeo, ou seja, a pessoa vai sentir mais confiança em você e será um vídeo mais agradável.

Você deve gravar o seu vídeo em forma de diálogo, como se estivesse conversando com UMA PESSOA, sim isso mesmo.

Apensar de milhares de pessoas estarem vendo o seu vídeo, você vai estar conversando apenas com uma pessoa.

Veja como você assiste aos seus vídeos nas redes sociais, normalmente você vai estar sozinho, apenas você e o seu celular (a pessoa do vídeo).

Então use isso ao seu favor e seja o mais carismático possível.

Erros

Cometer erros enquanto está gravando é muito comum e vai acontecer.

Então não se desespere ou fique nervoso consigo mesmo, isso vai mais atrapalhar do que ajudar.

Respire fundo e se concentre.

Caso tenha cometido algum erro, e veja que dá para concertar na edição, congele na posição que estava antes de errar e volte uma frase atrás, certamente dará para corrigir na edição.

Outra dica muito útil é usar duas câmeras com ângulos diferentes, assim quando você cometer algum erro você pode trocar a câmera que está usando na edição, assim as pessoas não vão perceber que você errou.

Etapa 5: edição

Você pode gravar e editar seu vídeo diretamente no aplicativo do Instagram, mas se quiser opções de edição mais robustas, recomedo o uso de um editor dedicado. 

Existem diversos aplicativos e até mesmo programas de edição bem simples de usar, no artigos que sugeri sobre apps para edição de vídeo e imagem tem alguns que você pode usar.

Na edição é importante que você especifique o formato para o qual o seu vídeo será postado.

Se você observar, os vídeos para stories tem o tamanho da tela toda do celular (1920×1080), para feed normalmente é quadrado (1080×1080) e se for para o Youtube vai ser tamanho HD…

Então edite o seu vídeo no tamanho correto.

Enquanto estiver editando, tenha em mente a duração do vídeo e não coloque muitos efeitos, concentre-se em contar a sua história de uma maneira simples e direta. Lembre-se de que você só tem alguns segundos para chamar a atenção das pessoas, então faça uma introdução atraente. Além disso, adicione texto para despertar curiosidade ou interesse das pessoas, para que elas continuem assistindo.

Etapa 6: Upload e adição da tela de título

Eu sei que você já esta cansado e louco para publicar o seu vídeo, mas não subestime essa etapa!

Lembre-se, tem milhares de conteúdos sendo postados o tempo todo, não seja mais um.

Crie uma capa e um título que vá chamar a atenção do seu público e causar neles o desejo de ver o seu conteúdo.

Você pode usar uma cena do seu vídeo ou optar por fazer uma imagem personalizada.

Se você não especificar que imagem deseja usar, o Instagram escolherá o primeiro quadro do seu vídeo, que pode não ser a melhor vitrine para o seu trabalho. Para adicionar sua tela de título, selecione a sua capa ao enviar seu vídeo.  Depois de ter a imagem certa, selecione-a e você estará pronto para começar.

Como alternativa, você pode escolher uma foto estática para sua imagem de capa. Crie uma imagem intrigante que capture a essência do seu vídeo e, em seguida, carregue-a na galeria para defini-la como capa do seu vídeo.

Etapa 7: Adicionar Hashtags

Usar as hashtags do Instagram do jeito certo é uma forma comprovada de aumentar o alcance do seu conteúdo no Instagram. Certifique-se de usar hashtags relevantes e direcionadas em seus posts para atrair novos seguidores.

Então é isso.

Tem alguma dúvida ou mais alguma dica? Então poste nos comentários e vamos conversar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.